Fortalecer a irrigação na agricultura familiar mato-grossense como forma de aumentar a produtividade e alcançar o pequeno e médio produtor rural no Estado. Foi com esse propósito que a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) formalizou pedido de apoio do senador Jayme Campos (União Brasil) para ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) de 38 para todos os 142 municípios de Mato Grosso.
Encontro realizado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) reuniu lideranças e apontou caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar, voltando o olhar para o futuro na criação de polos de fruticultura no Estado. Junto ao pedido, a Aprofir também encaminhou um relatório técnico em que justificao seu pleito para promover desenvolvimento regional sustentável, a revitalização ambiental e segurança hídrica, a redução das desigualdades, aproveitamento dos polos de irrigação, bem como amparo legal e precedentes.
A reunião teve a participação do titular da Sedec, César Miranda, da engenheira civil Alessandra Cristina Rossin, diretora da Área de Imigração e Operações da Codevasf e do diretor executivo da Aprofir, AfranioMigiliari, além de lideranças políticas de Confresa. Jayme Campos manifestou apoio à proposta e se colocou à disposição para promover o encaminhamento das alterações necessárias para que Codevasf tenha uma atuação mais ampliada em Mato Grosso.
“A ideia é louvável e agora queremos através do projeto que já existe, fazer um novo projeto, apensandoo atual para melhorar as condições de acesso a programas voltados ao fomento à agricultura familiar, aumentando o número de municípios atendidos pela Codevasf”, avaliou Jayme Campos. Ele lembrou que recentemente projeto da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) propôs a alteração na Lei 6.088, de 1974, e criou a Codevasf, incluindo a bacia do Rio Taquari, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da Codevasf. A medida recebeu parecer favorável da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).
Para o presidente da Aprofir, Hugo Garcia, a irrigação não é só uma oportunidade para a atividade agrícola ao pequeno produtor, mas também uma forma de ampliar a fruticultura no Estado. Ele citou experiências bem-sucedidas em nível de Brasil em projetos implementados pela Codevasf.“Tem um programa em Brasília que chama Rota das Frutas, onde produtores estão plantando blueberry (mirtilo),produto de alto valor agregado. Ele tem uma rentabilidade de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão por hectare. É uma fruta que pode ser uma alternativa econômica para a agricultura familiar em Mato Grosso. Tem todos os tipos de fruta que a gente pode plantar hoje no Estado”, reforçou.
De acordo com pequenos produtores rurais que participaram da reunião. hoje 90% do hortifruti consumido em Mato Grosso vem de fora do Estado. “Todos os dias, de 50 a 70 caminhões vindos de fora chegam a Mato Grosso, trazendo frutas de outros estados brasileiros. Isso é inaceitável para um estado que tem condições de produção como o nosso e com a quantidade grandede agricultores familiares capazes de produzir o que a gente compra de fora. Temos condições decriar polos de fruticultura no Estado”, considerou.
Durante a reunião, César Miranda reforçou o papel da Sedec, enquanto órgão governamental, de apoiar iniciativas que auxiliem o desenvolvimento socioeconômico das cidades e do Estado. Ele lembrou de uma parceria com a Aprofir para o levantando de todo aquíferos, incluindo águas subterrâneas e superficiais, para auxiliar na elaboração daPolítica de Utilização Sustentável daÁgua do Estado de Mato Grosso.
“Acreditamos que por estudos técnicos que o futuro de Mato Grosso vai depender muito da irrigação para garantir duas safras. Quando não chove de forma adequada, entra a irrigação. Canarana, por exemplo, é o maior produtor de gergelim do Brasil e essa parceria com a Codevasf pelo know-how e pela possibilidade de recursos vai permitir a expansão da atividadeagrícola, especialmente de pequenos e médios produtores”, disse o titular da Sedec.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Agricultura de Confresa, Cassio Rodrigues da Costa; do diretor de Campo no Município, Pablo Coelho Cardoso; dos vereadores Hamilton Gonçalves, Rodrigo Milhomem e Ederson da Cunha, presidente da Câmara Municipal.
Codevasf
A Codevasf uma empresa pública federal brasileira que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável, especialmente nas regiões dos vales do São Francisco e Parnaíba. A sua missão institucional é contribuir para a redução das desigualdades e para o progresso socioeconômico nas áreas onde atua.
“Hoje, infelizmente a gente ainda está só num pedacinho do estado e isso nos traz algumas limitações,principalmente de logística/técnica. Nosso sonho é conseguir a 17ª Superintendência da Codevastpara que a gente tenha uma representação melhor emMato Grosso para nossa atuação ficar mais consolidada”, sinalizouAlessandra Rossin.