26 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 11:10 - A | A

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 11h:10 - A | A

PERDEU CONTATO

Após fugir do ‘Césio 137’, morador de rua busca família em Goiânia

GAZETA DIGITAL

O morador de rua João Siqueira Cardoso está à procura de sua família há pelo menos 10 anos. O homem, conhecido como “Goiano”, perambula pelas ruas do bairro 1º de Março, em Cuiabá. Ele deixou Goiânia (GO) após a tragédia nacional do “Césio 137”, acidente nuclear que começou em um ferro velho e deixou centenas de pessoas doentes.


Muito conhecido no bairro, vizinhos se uniram para ajudar João Siqueira a encontrar sua família. De acordo com o homem, ele deixou a capital de Goiás após o incidente do Césio 137, que ocorreu em setembro de 1987. Há 33 anos, dois catadores de lixo decidiram vasculhar as antigas instalações do Instituto Goiano de Radio Terapia, no centro de Goiânia.


Eles então se depararam com um aparelho abandonado, que desmontado, poderia ser vendido. Contato, tiveram contato com 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl), um pó branco que no escuro brilha numa coloração azul radiante, que chamou a atenção. O material radioativo se espalhou e causou vários efeitos adversos na população. Por conta da tragédia, muitos "fugiram" de Goiânia, como foi o caso de João Siqueira. 


O homem então veio para Cuiabá, onde ainda manteve contato por um tempo com os familiares. Contudo, ele foi roubado e perdeu todos os seus documentos, motivo pelo qual alega ter se perdido da família. Há pelo menos 10 anos ele não tem mais contato com ninguém.


Segundo João, ele tem 3 primos ainda em Goiânia, mas não sabe como chegar até eles: Natal Rodrigo dos Santo, Eliosmar Rodrigo dos Santos e Luciano Rodrigues dos Santos. O abandono nas ruas fez com que ele tivesse dificuldade de se lembrar de mais detalhes. 

 

João Siqueira não quer mais viver em situação de rua e sonha em voltar para sua cidade natal. Quem puder ajudá-lo pode entrar em contato pelo telefone de Julio (65) 98459-6410.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image