19 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 13:40 - A | A

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 13h:40 - A | A

ATRAVÉS DO COAPES

Estágio e Assistência à Saúde: SMS recebe materiais e equipamentos de instituições de ensino

Redação

Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde recebeu materiais e equipamentos das Instituições de Ensino Superior que fazem parte da CIES Sinop (Comissão de Integração Ensino Serviço), cumprindo o COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Serviço). Essa parceria entre a Secretaria de Saúde e as instituições de ensino, qualifica a organização dos estágios para estudantes dos cursos na área da saúde.

Entre os produtos recebidos de seis instituições estão: luvas, lençol de papel, toalhas, otoscópio, macas, detector fetal, entre outros.  “Esses materiais tem o intuito de melhorar o campo de estágio e a assistência em saúde, pois quando investimos nos cenários de prática (campos de estágios), estamos investindo na formação e na saúde da população”, pontuou Patrícia Kamitani, coordenadora do CIES. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A CIES é composta por 20 representações, das quais 12 são instituições de ensino, entre grau superior e ensino técnico. Seu papel é efetivar a articulação ensino serviço, e o COAPES é o contrato que rege esse trabalho. O Aloísio João Biserra que é diretor geral, de uma delas, destacou a importância desta parceria. “Com isso a gente consegue cada vez mais fortalecer a formação profissional, e nossa instituição também tem um papel importante nas redes profissionais para o mercado de trabalho. E a gente tem certeza que essa CIES, vai continuar sendo referência, não só pro estado de Mato Grosso, mas sim para o Brasil”, pontuou.

Essa contrapartida das instituições é parte do plano de contrapartida do COAPES, que é o contrato que regulamenta a parceria, e foi construído de forma dialogada e compartilhada pelos membros da CIES. É uma prerrogativa do próprio SUS a ordenação da formação em saúde através da integração ensino serviço, possibilitando ao aluno a experiência do trabalho vivo do SUS nos campos de estágio por meio da prática.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image