26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 10:04 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 10h:04 - A | A

RIO TENENTE AMARAL

Expedição de canoagem divulga o turismo de Jaciara ao mundo

Redação

Jaciara está entre as cidades do Brasil escolhida pela Expedição “De Remo e Alma”, projeto desenvolvido por uma equipe de atletas do cenário de canoagem nacional  Pepe Gonçalves, Caio Moreno e João Vitor, que viajam o trajeto  de cerca de 5 mil quilômetros pelo coroação do Cerrado, descobrindo, explorando e documentando a paisagem da região, referente  a liberdade, a cultura e a prática da canoagem  nos melhores rios do mundo.

O município jaciarense, que recentemente completou 64 anos de fundação, possui um potencial riquíssimo de belos pontos turísticos, entre eles, o Rio Tenente Amaral, onde existem várias cachoeiras, sendo principais atrativos que motivaram a equipe de aventureiros em mostrar a cidade ao mundo.   

A expedição  começou no dia 8 de novembro e já percorreu  o trajeto em São Paulo (SP), Santa Rita do Araguaia (GO) e também passou por Chapada dos Guimarães  e Campo Novo do Parecis (MT). 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

No último domingo (13.11), a iniciativa foi realizada nas águas do Rio Tenente Amaral de Jaciara, tendo  a saída  na Cachoeira da Fumaça.   

A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria  Municipal de Turismo.

“A diferença é que em Jaciara tem muitos grupos de canoístas e são poucos  divulgados no Brasil.  Até mesmo, alguns moradores não têm conhecimento desses profissionais e não sabem quem tem formação. 

Hoje, por exemplo, tivemos a oportunidade de remar com o Hiltinho Figueiredo, um dos melhores canoístas do estado de Mato  Grosso e o Fernando, que ainda é aluno e está sendo avaliado. 

Então,  eles foram convidados ao  projeto até para fazermos um contraponto de canoístas experientes  e dos que estão começando agora na escola  de Jaciara”, disse  o atleta Caio Moreno, que tem mais de 22 anos de experiência em canoagem e um dos profissionais do  Kaiak  Nacional  que acumula várias expedições e primeiras descidas.“O Cerrado é o centro do coração do Brasil.

E Jaciara é um dos paraísos para esse tipo de esporte. Então, nesse primeiro momento, o projeto tenta mobilizar   o governo estadual, as prefeituras, por meio das secretarias, a fim de divulgar o potencial turístico e a cultura das cidades do Brasil e para o mundo.

E para o âmbito do kaiak, ninguém nunca veio para esses lugares  e são inacessíveis para pessoas comuns.

Assim, podemos  oferecer uma  estrutura com equipamentos de filmagens à publicidade sobre o local”,  salientou o campeão canoísta Pepe Gonçalves, que coleciona 10 títulos nacionais, 2 ouro em copas do mundo e jogos pan-americanos e uma final olímpica inédita, sobre a iniciativa às autoridades locais.

Durante a visita dos canoístas na cidade, o secretário Municipal de Turismo,  Stallone Moura, acompanhado  do coordenador  de Pesquisas  e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, Antonioni Campos de Arruda, falaram sobre a expedição que contribuirá para o desenvolvimento municipal e estadual.

“A Prefeitura e o Governo de Mato Grosso, por meio  da Secretaria Municipal de Turismo, disponibilizou  todo esse  suporte à equipe de canoagem do projeto De Remo e Alma, para que pudesse desenvolver  a ação no nosso município. 

Contudo, acreditamos que essa iniciativa vai fomentar a divulgação das nossas belezas naturais ao mundo”,  disse o gestor do Turismo de Jaciara.

“Agradecemos a parceria da Prefeitura de Jaciara, por estar recebendo e dando apoio ao projeto que acompanha a secretaria adjunta de Turismo, para que o município seja beneficiado com outras cidades.   

O governador Mauro Mendes  sempre se preocupou com as questões do Turismo. Com certeza, no próximo ano, teremos mais cidades podendo ser contempladas”, comentou o representante da Secretaria Adjunta de  Turismo de Mato Grosso.

Curso de canoagem  em águas brancas  -  A capacitação  será realizada nos dias 19 e 20 de novembro no Pesque Pague Eco Gaeta, e no Rio Tenente Amaral, nas imediações da Estrada Parque, em Jaciara. 

O curso será voltado para pessoas  iniciantes e intermediárias da canoagem.   

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (66) 99910-5145 (com Hilton Felipe da Cunha Figueiredo, instrutor da American Canoe Association (ACA).

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image