Há quase cinco meses sem chuva, Cuiabá e região metropolitana podem ter finalmente um pequeno alívio nas altas temperaturas e na baixa umidade. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já indica para a próxima semana grande possibilidade de chuva. Segundo o Inpe, na próximas quarta (25) e quinta-feira (26), há 73% de chances de chover na capital.
A previsão é de chuvas isoladas e a máxima durante toda a semana não deve passar dos 36ºC. Apesar de alta temperatura, já representa uma melhoria nas condições climáticas enfrentadas pelos cuiabanos nas nos últimos dias.
Para esta quarta-feira (18), a máxima é de 40ºC e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade mínima fica em 15%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na quinta-feira (19), a máxima é novamente 40ºC, com a umidade mínima em 23%. Ainda de acordo com a OMS, a umidade relativa do ar ideal, deve variar entre 50% e 80%.
Nas condições climáticas que Cuiabá tem enfrentado, atingindo recordes de temperatura e baixa umidade, é necessário que a população esteja atenta a cuidados com a saúde. Os altos índices de radiação solar registrados fazem com que a exposição deva ser evitada ao máximo e as pessoas mantenham-se hidratadas. Chegada da primavera A tênue melhoria no tempo vem junto com a troca de estação. Na próxima segunda-feira (23), chega a primavera, marcada por uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.
Na região Centro-Oeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Divergências entre serviços de meteorologia O Inpe e a empresa de meteorologia Clima Tempo divergiram quanto ao tempo esperado para Cuiabá durante esta e a próxima semana.
Enquanto o instituto não aponta para chances reais de chuva para a capital nesta semana, a empresa sinaliza 90% de chances de que chova na cidade (18). A probabilidade se repete para os próximos dias e fica em torno de 80% até o domingo (22). A partir desta data, segundo o Clima Tempo, a região deve voltar a enfrentar uma nova estiagem.