16 de Junho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 16:00 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 16h:00 - A | A

XAVANTE

MPF investiga queimadas no interior de Terra Indígena em Mato Grosso com 219 mil hectares

Olhar Direto

O Ministério Público Federal em Barra do Garças (MPF-MT) instaurou procedimento com o objetivo de apurar as queimadas registradas no interior da Terra Indígena (TI) Areões, da etnia Xavante, situada em Nova Nazaré. O Município está localizado na região nordeste de Mato Grosso, a 796 km de distância da capital Cuiabá.

De acordo com o procurador da República Everton Pereira Aguiar, a instauração do procedimento foi motivada a partir de informações sobre a ocorrência de queimadas de grandes proporções na referida TI, a qual possui um território de 219 mil hectares.

Diante disso, o MPF determinou a requisição de informações à Polícia Federal e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), bem como de dados detalhados ao Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

O MPF, portanto, está no aguardo das informações necessárias para apuração dos fatos e posterior providências a serem realizadas.

Levantamento feito entre janeiro e agosto de 2019 mostra que 60% dos focos de calor em Mato Grosso se concentram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Desde janeiro, 60% dos focos de calor foram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural, 16% em Terras Indígenas e 1% em Unidades de Conservação.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image