19 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 09:44 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 09h:44 - A | A

SEGURANÇA

Prefeito destaca importância de nova vara criminal em Sinop

Redação

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, enalteceu a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em instalar a 5ª Vara Criminal no município, que terá competência para processar e julgar, privativamente, os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. “Foi uma tomada de decisão muito sábia, colocando essa 5ª Vara em Sinop, para o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e outros crimes que vão estar envolvidos nesse setor. E nós só temos que agradecer, pessoas de bem de Sinop devem agradecer porque é um cuidado que vai ter com a nossa população. Então, a implantação dessa vara criminal é muito importante e eu agradeço ao Tribunal de Justiça e a todas as pessoas envolvidas nesse projeto”, destacou.

A solenidade de instalação ocorreu nesta segunda-feira (11) e foi conduzida pela presidente do TJMT, a desembargadora Clarice Claudino da Silva. “É uma vara estratégica, de muita importância para esse enfrentamento, para a agilização do processamento e julgamento desses crimes praticados pelas organizações criminosas. Sinop congrega vários pontos positivos a esse favor, na estrutura de policiamento e de segurança pública. Todos os fatores agregam e convergem para a instalação da Vara em Sinop. É mais uma estratégica para que a região toda seja coberta com mais facilidade,” afirmou.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Para o juiz Cleber Luís Zeferino, diretor do Fórum, a instalação da vara vem de encontro com o desenvolvimento do município. “Sinop é uma cidade que cresce a olhos vistos. De acordo com o último censo do IBGE, é a 4ª cidade que mais cresceu no país (acima de 100 mil habitantes). E como tudo tem o ônus e o bônus. O bônus é a pujança e o ônus, vem junto o crime. O combate será eficaz contra o crime para que continuemos com a cidade sem o ônus de outras. Todos os processos de crime organizado e tráfico virão para cá e com isso a unidade (jurisdicional) terá uma visão mais ampla, uma melhor condução não só para Sinop, mas toda a região”, disse.

A 5ª Vara Criminal será Vara Especializada Regional e terá competência para processar e julgar, privativamente, os crimes praticados na região Centro-Norte, Polo III, que compreende mais 11 Comarcas além de Sinop: Colíder, Itaúba, Marcelândia, Cláudia, Terra Nova do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera e Tapurah. Com a instalação, o próximo passo é a designação de um juiz para assumir a jurisdição da nova Vara Criminal, por meio de concurso de remoção, pelo critério de merecimento.

A solenidade contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva; do presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Marcos Machado; do coordenador do NugJur, juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Túlio Duailibi; da defensora pública estadual, Alessandra Maria Tesaki; do promotor de Justiça, Luís Gustavo Mendes Di Maio; do secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, César Roveri; do presidente da Câmara Municipal de Sinop, Paulinho Abreu; da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 6ª Sub-secção de Sinop, Xênia Guerra, e foi acompanhado por autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil e membros da sociedade civil.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image