28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022, 10:33 - A | A

Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022, 10h:33 - A | A

1ª MOSTRA ARTE E CULTURA

Secretaria de Assistência Social realiza 1ª mostra cultural trazendo os temas infância, adolescência e cultura

Redação

A secretaria de Assistência Social - por meio do Programa de Proteção Básica – realizou nesta quinta-feira (15) a 1ª mostra Arte e Cultura, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O objetivo do evento foi apresentar os temas transversais que foram pautadas durante o ano de 2022, com a demonstração de produtos artesanais, desfile, danças e comidas típicas.

Como explica a coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda, a ideia de realizar essa mostrar foi para exibir o trabalho realizado nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, dos bairros Cristo Rei, Santa Maria, Jardim Glória e São Mateus, além de compartilhar as vivências dos usuários, com outros grupos, e ao mesmo tempo, fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A coordenadora disse ainda que a cultura de Mato Grosso tem influências variadas de origem africana, portuguesa, espanhola e indígenas, e essas variações ganham expressões em dança, cantos e festivais folclóricos em diferentes localidades e regiões do Estado. “O que fizemos aqui foi apresentar, ainda que de forma singela, uma demonstração dessas culturas populares, sem esquecer da nossa cultura que também é rica e representativa”.

Cada CRAS apresentou dois temas culturais. A unidade do Jardim Glória destacou a cultura local, enfatizando Várzea Grande como uma terra acolhedora. Na barraca estavam expostas a galinha caipira com arroz e pequi, banana verde frita, além de pixé, furrundu, paçoca de pilão, licor de leite e suco de caju.

O CRAS São Mateus trabalhou o tema Folclore e apresentou as manifestações religiosas e as tradicionais festas de santo. Na barraca gastronômica teve bolo de milho, canjica, arroz doce, bolo de fubá, biscoito de polvilho e chá quentinho.

O CRAS Cristo Rei retratou a importância da população indígena e quilombola, seus hábitos, costumes, vestimentas e a forma de viver. A alimentação do índio baseada em mandioca frita, batata assada e banana da terra assada. Já os quilombolas a tradicional feijoada, caldo de cana, melado e cacau”.

Já o CRAS Santa Maria trouxe a representação dos ribeirinhos e da importância dessa comunidade rural, os pescadores que mantém firme essa a tradição do pescado. O tear da rede manuseada pelas redeiras foi um espetáculo à parte, cuja tradição tem sido fortalecida pelo prefeito Kalil Baracat, tendo a primeira-dama de Várzea Grande uma das maiores incentivadoras.

A secretária de Assistência Social destacou o evento como uma forma de demonstrar o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência em Assistência Social, que desenvolve em diversos bairros ações de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“Essa mostra envolveu todos os trabalhadores, gestores e usuários dos Cras e o resultado foi mais que o esperado, um show de cultura e arte. Quero agradecer a todos que se mobilizaram para a realização desse evento que fortalece a política pública de assistência social, mas que também fortalece as secretarias de Educação, Saúde, Cidadania e Meio Ambiente porque as nossas gestoras trabalham com esses temas o ano todo, com as crianças e adolescentes e com os grupos de idosos.  

A gestora também agradeceu a participação da primeira-dama, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, que mesmo tendo agenda apertada em função do trabalho que ela desempenha, sempre fez questão de comparecer aos eventos realizados pela pasta. A sua presença nos enche de orgulho. A Kika sempre teve um olhar especial para o social, e junto com o prefeito Kalil Baracat tem dado todo suporte para as ações realizadas por essa pasta. O nosso sentimento é sempre de gratidão”.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image