Nos dias 12 e 13 de julho, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será palco de um grande mutirão coletivo de apoio à Instituição. A ação, que começa às 7h no Câmpus de Cuiabá, marca o início do projeto “Amigos da UFMT”, mobilizando representantes do poder público, instituições públicas e privadas, além de estudantes, técnicos e docentes, em uma ampla força-tarefa por um campus mais acolhedor e bem cuidado.
A iniciativa parte do reconhecimento da importância da UFMT para a sociedade mato-grossense e convida a comunidade externa e interna a se unir em atividades de manutenção e melhoria da infraestrutura universitária. “É um movimento de quem reconhece o valor da UFMT e quer retribuir. São pessoas e entidades que sabem o papel estratégico da Universidade e estão vindo contribuir com ações práticas”, afirma a assessora especial da Reitoria, professora Vera Bertolini.
Durante os dois dias, os voluntários participarão de ações como limpeza de blocos e áreas comuns, poda de árvores, desobstrução de bueiros, troca de luminárias e outras melhorias, abrangendo toda a extensão do campus — da Avenida Fernando Corrêa da Costa à Avenida Arquimedes Pereira Lima. As atividades serão organizadas por equipes e supervisionadas por técnicos da Universidade.
A concentração ocorrerá às 7h, na praça em frente ao Restaurante Universitário, onde a reitora destacará a importância do movimento. Os interessados ainda podem aderir ao mutirão enviando um e-mail para [email protected]. A proposta é que o projeto seja estendido para os demais campi da UFMT, com datas a serem definidas.
Estão confirmadas as presenças de representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, vereadores e vereadoras de Cuiabá, prefeitura municipal de Cuiabá, governo do Estao de Mato Grosso, Enersin, Exército Brasileiro, Energisa, Águas Cuiabá, União Nacional dos Estudantes e União Estadual dos Estudantes.