17 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

EDUCAÇÃO Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 16:15 - A | A

Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 16h:15 - A | A

CRIANÇA COMO PRIORIDADE

Seduc participa de seminário sobre a importância do ensino na primeira infância

Redação

Os 13 diretores regionais de educação e as equipes gestoras da política de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), estão participando, nesta terça e quarta-feira (03 e 04), em Cuiabá, do 4º Seminário Estadual da Educação Infantil com o tema ‘O protagonismo infantil: as crianças como prioridade em todos os lugares e tempo’.
 
O evento é realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT), com apoio da Seduc, e tem como objetivo contribuir para a formação do dirigente municipal de educação para que, no desempenho de suas funções, estes gestores atuem para a melhoria da Educação Pública no Estado.
 
A participação da Seduc inclui, ainda, a composição de mesas de discussão, com a participação do coordenador de Gestão de Rede e Coordenador Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, além de oferecer salas temáticas dedicadas ao censo escolar e aos dados relacionados à educação infantil.
 
O evento também reúne secretários municipais de educação, professores e técnicos escolares que participarão de palestras, mesa redonda e exposições de trabalhos que objetivam discutir o protagonismo infantil, com foco nas crianças como prioridade em todos os contextos e momentos.
 
Segundo o presidente da Undime-MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, a primeira infância merece atenção especial de todos os entes federados, pois é um período fundamental para o desenvolvimento emocional, mental e das habilidades motoras e sociais da criança.
 
“Grande parte do potencial intelectual desenvolvido pela criança já está estabelecido aos quatro anos, sendo a primeira infância, portanto, uma fase decisiva no desenvolvimento do ser humano. É a fase onde a criança tem o seu primeiro contato com o lápis e o caderno”, disse Fidelis na cerimônia de abertura.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
 
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também destacou a importância de se garantir o acesso à educação infantil às crianças até os cinco anos de idade. Ele lembrou que a educação é um dever do Estado assegurado pela Constituição Federal. Já a responsabilidade pela oferta dessas modalidades de, segundo ele, é, prioritariamente, dos municípios.
 
“Nesse contexto, o regime de colaboração está sendo fundamental. Asseguramos o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e transformadora para os estudantes da Rede Estadual e também as municipais”, disse ele.
 
O secretário lembrou que desde o início da gestão do governador Mauro Mendes, a Seduc vem trabalhando políticas e ações para o aprimoramento da educação pública, entre elas a valorização dos profissionais da educação, a implementação de políticas inclusivas, o fortalecimento da gestão educacional, gestão compartilhada e na recuperação da aprendizagem.
 
“Sem dúvida, este seminário será um momento importante para alinhar diretrizes, trocar informações e fortalecer a cooperação, visando melhorias contínuas na educação e nas políticas educacionais”, concluiu Alan Porto.
 
Reunião executiva

 
Adicionalmente, o evento contará com a presença de coordenadores do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e Gestão de Programas Educacionais da Região Centro Oeste (Cecampe-CO). Esses representantes abordarão temas como a gestão descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico) e suas ações integradas.
 
A presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) no evento também proporcionará uma oportunidade estratégica para discutir questões específicas relacionadas à gestão descentralizada do PDDE Básico e Ações Integradas, bem como o PNATE (Programa Nacional de Transporte Escolar) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
 
O evento prossegue nesta quinta-feira (04), com o tema Censo Escolar: pilar para o planejamento e gestão educacional.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image