A cidade de Sorriso ficou em 6º lugar no ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil em 2022. Os dados são da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que traz dados sobre o cenário da criminalidade no país.
Segundo o levantamento a cidade do norte de Mato Grosso teve uma taxa de 70,5 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes no ano passado.
A taxa é definitivamente superior à média nacional, são 19,5 mortes por 100 mil habitantes, o que é mais de 300 % superior.
A situação negativa e preocupante da cidade pode ser resultado de uma guerra travada entre facções criminosas, o que tem contribuído para o aumento dos índices de violência na cidade.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O conflito começou porque alguns membros de uma facção não concordavam mais com as decisões tomadas pelos líderes do grupo, como ordens de morte sem qualquer base no "código de conduta" da própria organização, o que fez com que algumas das facções se rebelassem e depois se cortassem e lutassem uma guerra por território.
Segundo o relatório, Sorriso está entre as cidades de Jequié (BA) com 88,8, Santo Antônio de Jesus (BA) com 88,3, Simões Filho (BA) com 87,4, Camaçari (BA) com 82,1 e Cabo de Santo Agostinho (PE) com 81,2.
Mortes violentas em Mato Grosso
Também de acordo com os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso registrou 1.072 casos de mortes violentas intencionais em 2022. Já em 2021, foram confirmadas 889 ocorrências. Esse número representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.