24 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 13:55 - A | A

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 13h:55 - A | A

NOVEMBRO AZUL

Mutirão oferece 400 exames de fundo de olho gratuitos para pacientes diabéticos

Hiper Notícias

Pacientes diabéticos poderão fazer exame de fundo de olho gratuitamente na Clínica Integrada da Univag no próximo dia 30, sábado da próxima semana, data em que acontece o 1º Mutirão do Diabetes, realizado pela Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO). No total, serão oferecidos 400 exames, que servem para diagnosticar a retinopatia diabética.

De acordo com os organizadores do mutirão, as senhas serão distribuídas no mesmo dia do atendimento, a partir das 07:00h. Os atendimentos serão feitos entre as 08h00 e às 12h00 do dia 30.

O mutirão conta com a participação da AMAD (Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético) e faz parte das atividades do novembro azul, que também é o mês de combate ao diabetes.

Vice-presidente da AMO e coordenador do mutirão, o médico oftalmologista especialista em retina Rodrigo Sanches Oliveira explica que a retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que compromete o olho, podendo levar à baixa da acuidade visual e, se não for tratada, pode causar cegueira definitiva. De acordo com os organizadores, essa é a principal causa de cegueira na população economicamente ativa no nosso país e no mundo.

De acordo com a AMO, o diabetes acomete, aproximadamente, 7% da população brasileira (14 milhões de pessoas) sendo que 46% destes não sabem que possuem a doença. A retinopatia diabética atinge 35% dos diabéticos.

“Como a população estimada de Cuiabá e Várzea Grande é de 897.518 pessoas, de acordo com o IBGE, estima-se que as duas cidades possuem mais de 62 mil diabéticos, dentre as quais, aproximadamente 21 mil pessoas com retinopatia diabética”, por isso a importância do mutirão, argumenta Andréia Vieira Berthi, presidente da AMAD.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image