Mesmo com melhorias nas condições climáticas em Mato Grosso, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães segue com algumas limitações impostas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque.
O parque havia sido completamente fechado graças a queimadas que atingem a região no começo do mês, dia 9. O ICMBio informou que os incêndios já estão controlados, mas por medidas de segurança atrativos Vale do Rio Claro e São Jerônimo (assim como a travessia) continuarão fechados até que a situação climática se normalize.
As chuvas que têm ocorrido desde o sábado passado são um alívio para a região que enfrentou uma forte onda de queimadas que custaram mais de R$20 milhões ao município, conforme informou a Prefeitura. O Parque recebe em média 16 mil visitantes por ano, mas em 2019, estima-se que esse número chegue a um pouco mais da metade, 10 mil, pelo tempo que permaneceu fechado.
Para os visitantes que farão trilha, devido às altas temperaturas e baixa umidade, é recomendável que reforcem a quantidade de água e mantenham-se hidratados. Chuva Mais chuva é esperada para esta semana no município de Chapada dos Guimarães, o que deve favorecer o volume das quedas d’água que atraem os turistas para a cidade.
Na próxima quarta-feira (25), há 30% de chances de chuva na região, com temperatura máxima de 34ºC e mínima de 21ºC. Já na quinta-feira (26), há 90% de chances de haver pancadas de chuva pela tarde e a mínima deve chegar aos 16ºC. A previsão é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).