24 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019, 14:01 - A | A

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019, 14h:01 - A | A

MEIO AMBIENTE

Período de proibição da pesca em Mato Grosso começa amanhã

PNB Online

Começa nesta terça-feira (01.10) o período de proibição de pesca nos rios das bacias hidrográficas do rio Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, em Mato Grosso. A decisão da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Conselho Estadual da Pesca (Cepesca), definiu que até 31 de janeiro de 2020 somente a pesca para subsistência, com cota determinada, está permitida. 

 O objetivo da medida é assegurar a reprodução dos peixes, garantindo sua sobrevivência e assim, estoque pesqueiro para as próximas temporadas. Segundo a Sema, além das questões ambientais, a definição do período também leva em consideração aspectos sociais, culturais e econômicos, como o fato de que o seguro de defeso pago pelo Governo Federal tem vigência de quatro meses. A pesca para subsistência por parte população ribeirinha continua permitida nas bacias hidrográficas do rio Paraguai, Amazonas e Araguaia, desde que desembarcada e sem fins comerciais.

De acordo com resolução da Cepesca, é autorizada uma cota de 3 kg de peixe por pescador, respeitado os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie.  Estabelecimentos como peixarias, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares têm até a quarta-feira (02.10) para declarar à Sema seus estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de rios estaduais. Quem infringir a determinação está sujeito às penalidades previstas na Lei de Política de Pesca do Estado, que inclui multa e apreensão de bens utilizados na infração, como veículos, freezers e equipamentos.  

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image