26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 09:54 - A | A

Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 09h:54 - A | A

ORÇAMENTO

Prefeitura segue com o monitoramento das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico

Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou o 6º Ciclo de Monitoramento de Execução do Plano Estratégico, que integra o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico - PGE (antigo PDI). A iniciativa teve o objetivo de monitorar e avaliar os resultados das metas atingidas até o mês de novembro de 2022. A reunião foi transmitida pela plataforma virtual Google Meet, sendo conduzida pelo consultor Paulo Desidério, para avaliação analítica do comportamento dos indicadores e orientações para realinhamento 2023. 

Os encontros foram realizados uma vez ao mês para definição das ações programadas pelo Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégicos dos Municípios (GPE). Participam das reuniões, as equipes gerenciais que integram a Agenda Cuiabá 2030, dentro dos Eixos Estruturantes - Desenvolvimento de Políticas Sociais; Desenvolvimento Produtivo; Gestão Pública Participativa e Governança Municipal e Desenvolvimento Sustentável. 

Secretários municipais e servidores que atuam na área do planejamento das Secretarias Municipais  realizaram a análise das ações e metas referentes ao período de janeiro a novembro do presente exercício. Até o momento, Cuiabá alcançou 85% da meta estimada, superando a projeção inicialmente estimada em 65%, o que representa 58,19% das metas conformes.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Durante o evento foram disseminadas orientações para avaliação do comportamento dos indicadores de 2022 para o alinhamento das metas de 2023, ratificando o compromisso do Prefeito Emanuel Pinheiro com a Sociedade Cuiabana.

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente duas mil ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do Estado- GPE/TCE. Isso assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros.

Dentre as prioridades, foram apresentados alguns resultados parciais e que demonstram a preocupação da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer uma Cuiabá cada mais vem mais sustentável e com qualidade de vida. Uma das metas estabelecidas no início do ano, na área da Saúde, foi na redução da taxa de letalidade da COVID-19, sendo atingida redução de 3,09% em 2021 para 0,69 % em 2022.

No quesito social, no que diz respeito ao percentual de famílias e ou indivíduos em situação de risco, redução de 3,81 para 3,59%, se comparado ao mesmo período de 2022. O percentual de famílias com vínculos rompidos, de 3,23 para 2,52%.

Além disso, alguns setores tiveram crescimento em infraestrutura. Já a taxa de esgotamento sanitário subiu para 79,19%. Na área da Saúde, houve decréscimo nas taxas de mortalidade pelas principais doenças crônicas não transmissíveis, de 35,12 a cada 10 mil habitantes em 2021 para 20,22% em 2022.

“Esses são apenas um dos exemplos apresentados durante o Ciclo, o que demonstra o comprometido da gestão com as metas e prioridades do GPE, que integra a Agenda 2030. O bom desempenho se deve ao engajamento de todos quanto a importância da cultura de planejamento que está sendo trabalhada desde o início da gestão Emanuel Pinheiro. “Estamos aprimorando o seu uso a cada ano. Cada um tem que ser o vigilante da caixinha. Essa é uma responsabilidade de todas as secretarias. Não basta apenas pensar na execução de projetos e entregas de obras. Isso é importante? É claro que sim. No entanto, todas as ações devem estar baseadas no que foi estabelecido no plano de governo, aquele pelo qual, a população elegeu confiando nos resultados e respostas para a população”, declarou o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré.

"Assim como é fundamental monitorar, é imprescindível o engajamento das equipes para executar essa agenda estratégica, face ao desafio que assumi com ao ratificar o convênio com o TCE e colocar Cuiabá como referência mundial, como a capital mais humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades”, finalizou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image