25 de Maio de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 11:22 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 11h:22 - A | A

RECURSOS HÍDRICOS

Sema participa de discussões para criação de Índice de Qualidade da Água específico para Amazônia

Debates são realizados no 8º Encontro Técnico do grupo Agenda Azul da Amazônia Legal

Redação

Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participam do 8º Encontro Técnico do Grupo Agenda Azul da Amazônia Legal, realizado em Boa Vista, Roraima. O principal tema em pauta é a proposta de criação de um Índice de Qualidade da Água (IQA) específico para a Amazônia.

De acordo com os representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal — Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e Amazonas, as características naturais dos rios da Amazônia são distintas do restante do país, o que justifica a necessidade de um índice específico, adaptado às particularidades da região.

Em nível nacional, o Índice de Qualidade da Água começou a ser utilizado em 1975 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país. Ele foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que a discussão conta com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), considerada referência nacional no monitoramento da qualidade da água. Além da contribuição da Universidade do Amazonas, que desenvolve pesquisas específicas sobre o IQA amazônico.

O 8º Encontro Técnico do Grupo Agenda Azul da Amazônia Legal tem duração de três dias e reúne representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Pela Sema, além do superintendente de Recursos Hídricos, também participam do evento o coordenador de Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar, Sérgio Batista de Figueiredo, e a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá, Leonice de Souza Lotufo. O evento termina nesta sexta-feira (23).

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image