28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLICIA Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 08:35 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 08h:35 - A | A

MEIO AMBIENTE

Polícia cumpre mandados para apurar extração de madeira em Parque Estadual Iguarapé do Juruena

Redação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), cumpriu sete mandados de busca e apreensão em operação realizada nesta terça-feira (20.12), no distrito de Nova União e município de Colniza, região norte do estado. A operação deflagrada no Parque Estadual Iguarapé do Juruena (Peiju) investiga crime ambiental de extração ilegal de madeira, além de corrupção passiva, associação criminosa, entre outros.

Além dos mandados de busca e apreensão na região, três mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Comarca de Cotriguaçu contra alvos da investigação. As diligências continuam em andamento para cumprimento das ordens de prisão.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Durante cumprimento das buscas, foram apreendidos documentos, celulares e notebooks que serão encaminhados a Perícia Oficial e posteriormente serão analisados pelos investigadores.


Segundo a delegada titular da Dema, Liliane Murata, a investigação tem o objetivo de garantir a proteção dos recursos hídricos, a movimentação das espécies da fauna nativa, preservando amostra representativa dos ecossistemas existentes na área e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

“A operação busca combater o desmatamento e a extração ilegal de madeira no Bioma Amazônia e a responsabilização penal dos infratores”, destacou a delegado.

Participaram da operação as equipes da Dema, Gerência de Operações Especiais (GOE), Diretoria do Interior, por meio das Delegacias de Juina, Colniza e Cotriguaçu.

Parque Estadual

Criado pelo Decreto 5.438 de 12/11/2002, o Parque Estadual Igarapés do Juruena localiza-se entre os municípios de Colniza e Cotriguaçu e possui uma área total de 2.278,17 Km², tendo seu limite ao norte com os Estados do Amazonas e Pará, a leste indo até o Rio Juruena e a oeste se limitando até o Rio Aripuanã.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image