Sem muitas discussões, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei que identifica a primeira ferrovia estadual de Mato Grosso com o nome do ex-senador Vicente Emílio Vuolo. O texto foi apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) no mês passado e chegou a ser questionado pela Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte.
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O projeto foi apreciado nesta terça-feira (26) e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação durante a votação em plenário. "O Parlamento pode iniciar essa matéria porque é apenas nominar uma obra pública e o parecer é favorável a aprovação", disse Wilson.
Antes de ser aprovado, a proposta do tucano recebeu pedido de vista do deputado Valmir Moretto, que preside a Comissão da Infraestrutura. Nas últimas sessões, o parlamentar chegou a questionar a razão pela qual não se batizavam trechos da obra em homenagem àqueles que a ajudaram a sair do papel, mas foi hostilizado por quem estava na galeria da Casa e aguardava a aprovação do projeto.
A polêmica em torno do nome surgiu após a empresa Rumo Logística S/A, que vai executar o projeto, batizá-la de Olacyr de Moraes, em homenagem ao falecido "Rei da Soja". No entanto, a maioria dos parlamentares defendiam que a obra deveria receber o nome do ex-senador Vicente Emílio Vuolo, que lutou em prol da ferrovia em Mato Grosso e faleceu sem ver a chegada do trem.
A identificação do modal repercutiu mal e gerou descontentamento e frustração em parte da classe política do estado. As críticas vieram, inclusive, de aliados do próprio governador e de deputados na Assembleia Legislativa.
Ferrovia
O contrato para construção foi assinado no início desta semana e prevê a construção 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).
A previsão é de que o início das obras de construção da ferrovia ocorra em 2022. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.