04 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 08:44 - A | A

Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 08h:44 - A | A

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão ouve ex-diretor da Conab sobre suspeitas na importação de arroz

Redação

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (3) audiência pública sobre o leilão de arroz da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a exoneração de seu ex-diretor executivo Neri Geller. O debate atende a pedido do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) e será realizado a partir das 17 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

Será ouvido o ex-diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago José dos Santos.

O governo Lula anunciou a importação de até 1 milhão de toneladas. No entanto, um leilão inicial para comprar 263,3 mil toneladas foi cancelado porque as empresas vencedoras não comprovaram capacidade técnica. Novo leilão deverá ocorrer sob outras regras.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Uma das empresas que havia ganho o leilão, conhecida pelo nome fantasia "Queijo Minas", levantou suspeitas. "Essa empresa teve um aumento de capital social repentino, de R$ 80 mil para R$ 5 milhões", disse Nogueira.

Segundo o deputado, outras empresas não especializadas no ramo, como uma locadora de veículos, também haviam ganho o leilão. "Das quatro empresas vencedoras, apenas a Zafira Trading atua no comércio exterior desde 2010", acrescenta Rodolfo Nogueira.

O deputado estima que 85% da safra de arroz tenha sido colhida antes dos eventos climáticos extremos que afetaram o Rio Grande do Sul, o que indica perda de apenas 15% da produção. Por isso, ele afirma que "não há a mínima necessidade" da importar arroz.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image