26 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 16 de Agosto de 2022, 11:18 - A | A

Terça-feira, 16 de Agosto de 2022, 11h:18 - A | A

BOA GESTÃO

Governador Mauro Mendes caminha para reeleição tranquila

Regina Botelho Da Redação

O governador Mauro Mendes (União Brasil) caminha para uma reeleição tranquila. É o que indica o atual quadro político, com o atual gestor estadual praticamente sem adversários, tendo em vista que a oposição patinou e não conseguiu apresentar nenhum nome que poderia fazer frente a Mendes no pleito eleitoral de outubro.

Conforme alguns analistas ouvidos pelo Centro-Oeste Popular, Mauro Mendes conseguiu fazer com que o Estado retomasse o desenvolvimento, com obras alcançando todos os municípios do Estado, o que explica o apoio de 140 prefeitos ao projeto de reeleição.

Mauro pegou o Estado quebrado, e com medidas austeras conseguiu o reequilíbrio financeiro. Para isso, contou com o apoio da Assembleia Legislativa, que aprovou importantes medidas implementadas pela gestão estadual, muitas delas impopulares, mas que se mostraram eficazes.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Sob Mendes, o Estado lançou o programa Mais MT, que prevê recursos na ordem de R$ 9,5 bilhões em investimentos públicos divididos em 12 grandes eixos estruturantes: Segurança; Saúde; Educação; Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Infraestrutura; Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Simplifica MT; Eficiência Pública; Meio Ambiente; Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.

Em plena execução, o programa vem mudando a vida da população em todos os municípios do Estado, resultando em declaração de apoio de gestores ao modo de Mauro governar, e sendo praticamente unânime para que ele continue à frente do Palácio Paiaguás. O apelo teve resposta positiva, com o União Brasil oficializando a candidatura à reeleição na última sexta-feira (5).

"Não basta ter o desejo, é preciso ouvir as pessoas, saber se estamos fazendo um bom trabalho, se as nossas decisões estão ou não melhorando a vida da população. Fico honrado em ter o apoio de 140 prefeitos e de ter recebido tantas mensagens positivas da população. Tudo isso me deixou muito motivado", destacou Mauro, ao anunciar que buscaria a reeleição.

Para se ter ideia da força política do atual governador, uma pesquisa nacional divulgada no mês de junho pelo instituto Real Time Big Data, contratada pela Record TV, apontou Mauro na liderança da disputa para o governo, com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré- candidatos. Considerando os votos válidos, Mendes seria reeleito no primeiro turno. Na pesquisa foram  ouvidos 1.500 eleitores por telefone entre 12 e 13 de junho. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa custou R$ 20.000 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MT-04447/2022.

Um dos primeiros partidos a oficializar apoio ao candidato do União Brasil, o Podemos destacou que a gestão estadual é um governo de resultados.

“Nós apoiamos a sua candidatura à reeleição. E fizemos isso porque o senhor pegou um Estado quebrado, com salários atrasados, viaturas sem fazer ronda porque o Estado devia os postos de gasolina, a Saúde não funcionava, as estradas abandonadas. E o senhor trabalhou muito, e hoje temos um Estado superavitário, que paga tudo em dia e está fazendo obras para todo lado”, afirmou o presidente do Podemos e vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar.

Conforme Dilemário, esse apoio é “pragmático” e alicerçado em um Governo “que apresentou resultados, não só para Cuiabá, mas para Mato Grosso inteiro”.

Na busca da reeleição, Mauro terá novamente como companheiro de chapa Otaviano Pivetta (Republicanos). Mendes já havia oficializado o convite à Pivetta ao anunciar a pré-candidatura à reeleição, no último dia 18 de julho. No entanto, o vice-governador vinha protelando confirmar que iria participar da chapa, o que ocorreu na semana passada e foi oficializada em convenção partidária.

Em entrevista à imprensa, Mendes falou sobre os trabalhos já feitos durante sua gestão, com destaque no compromisso que teve de atualizar salários de servidores que estavam atrasados, concluir obras e  fortalecer a economia no estado. "Fizemos o maior investimento da história em obras e ações e até mesmo reduzir impostos. Esse é um trabalho que não pode parar", disse.

Mauro Mendes frisou que a sua tônica no período eleitoral será de mostrar aquilo que já foi feito e “principalmente aquilo que ainda vamos fazer. Mato Grosso precisa continuar nessa direção, de resultados, de trabalho sério, aplicando o dinheiro corretamente, com honestidade, para entregar um estado ainda melhor”.

Na busca da reeleição, Mauro ainda contará com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem a simpatia da maioria da população mato-grossense. A aliança foi formalizada em reunião realizada na última quarta-feira (3) em Brasília, quando Mendes recordou a reunião que teve com o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, no início do ano para tratar da união com Bolsonaro no pleito de outubro.

“Eu conversei há poucas semanas com o presidente do seu partido, Valdemar e fizemos o compromisso e o senhor [Bolsonaro] pode ter certeza que honraremos isso. Estaremos durante as próximas semanas defendendo aquilo que eu e grande parte da população de Mato Grosso acreditamos”, afirmou o chefe do Executivo ao se referir ao período da campanha eleitoral.

Em suas declarações, Mendes adotou um tom mais “bolsonarista” e elogiou a atuação do governo Federal durante a pandemia da covid-19.

“Vivemos nos últimos 4 anos nesse país e planeta talvez a maior crise que a humanidade conheceu nos últimos séculos. Não havíamos enfrentado nos últimos 100 anos uma pandemia na dimensão e velocidade e reflexos sociais e saúde como vivenciamos nos últimos três anos”, disse.

Ao final, Mendes reiterou que irá pedir votos ao presidente em Mato Grosso, inclusive com o apoio dos prefeitos do Estado.

 “Eu vou pedir a cada um desses 140 prefeitos pra gente apoiar o presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirmou.

MANIFESTAÇÕES DE APOIO

Prefeitos têm manifestado apoio a Mendes, em um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a gestão. Um deles foi Kalil Baracat (MDB), de Várzea Grande, que lembrou que Mauro Mendes pegou o Governo do Estado em grande dificuldade e, em pouco mais de três anos e meio, conseguiu obter o equilíbrio fiscal, realizar o maior investimento da história e ainda reduzir impostos.

"Nós apoiamos o governador Mauro Mendes e queremos que ele seja governador de novo", declarou.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), destacou o trabalho sério que o governador tem desempenhado à frente do Governo do Estado.

"O senhor trabalha com retidão, honestidade e compromisso com a população. Queremos que o senhor vá a reeleição porque Mato Grosso precisa continuar com um Governo como esse", disse.

De acordo com o prefeito de Querência, Fernando Gorgen (UB), os municípios nunca receberam tantos investimentos e parcerias quanto agora na gestão de Mauro Mendes,
especialmente na região do Araguaia. "Nunca vi na história todos os municípios do Araguaia terem convênios com o Estado.
O senhor libertou o povo do Araguaia", registrou.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image