Prefeito interino de Cuiabá, José Roberto Stopa afirma que continua a trabalhar para que Cuiabá não pare. Com um perfil de tocador de obras, ele tem mantido todos os projetos elencados pelo prefeito afastado Emanuel Pinheiro em andamento, sempre colocando estar pronto para colaborar com a Capital e estar pronto para voltar à Secretaria de Obras e vice-prefeitura assim que Pinheiro conseguir reverter a situação difícil que se encontra na Justiça.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“O alicerce de nossa gestão será mantido. Atuamos respaldados pela oferta do serviço de qualidade. Essa é a gestão que já entregou mais de 300 km de asfalto, mais de 160 praças, que entregou o hospital mais moderno que o Estado já viu”, afirma.
Stopa destaca que Cuiabá tem sido beneficiada por grandes obras estruturantes, como os viadutos Juca do Guaraná e Murilo Domingos, mas sem esquecer os bairros periféricos, que vêm sendo beneficiados com obras que garantem melhoria da qualidade de vida dos moradores.
“Às vezes, um quilômetro de asfalto tem um significado muito grande para pequenas comunidades. Cito um exemplo: o da comunidade Vila Guimarães, que recebeu as obras de pavimentação completa e uma praça. Estamos entregando um conjunto de melhorias, numa região que estava há 16 anos esquecida. Estamos investindo no ser humano, na vida das pessoas. Também podemos citar obras como no Recanto dos Pássaros, Santa Cruz 2, aqueles bairros que faltavam poucos quilômetros para ser asfaltados. Um governo não vive só de grandes obras, mas de um conjunto de trabalhos em toda a cidade”, pontua o gestor.
Quanto à melhoria na malha viária de Cuiabá, José Roberto Stopa cita que a Prefeitura está concluindo uma licitação onde será contratado em torno de R$ 190 milhões pelos próximos dois anos para serem investidos em tapa buracos, recapeamento e asfalto novo. Para este ano, conforme o prefeito, o planejamento é concluir o recapeamento de toda a Avenida Beira Rio e fazer o recapeamento da Avenida Monte Líbano, na saída para Chapada dos Guimarães.
Para 2022, na programação constam concluir no início do ano todo o recapeamento da Avenida Fernando Correa da Costa, principalmente nos pontos mais críticos, até que se chegue na BR à frente da fábrica do Café Brasileiro, e a partir daí entrar para os bairros.
“Nossa meta é fazer ainda mais. A população confiou a nós, a gestão Emanuel Pinheiro, que foi eleita democraticamente em processo legítimo, essa responsabilidade. Vamos fazer ainda mais”, asseverou.
No setor de infraestrutura, Stopa destaca ainda o Contorno Leste, que é a maior obras estruturante em planejamento da atual gestão. Com pista dupla, ciclovia, iluminação de Led, será um novo eixo de desenvolvimento. Serão 50 bairros beneficiados.
“A obra do novo corredor de mobilidade urbana foi lançada em 2020 e a previsão é que seja totalmente concluída em 2023. O Contorno Leste também será responsável por potencializar o desenvolvimento econômico de regiões que, atualmente, encontram-se desconectadas com a transformação que Cuiabá vem passando”, destaca.
TRANSPARÊNCIA
Visando normatizar o pagamento do Prêmio Saúde, Stopa esteve na semana passada no Tribunal de Contas do Estado para entregar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAG). Ele explicou que essa normatização já estava nos planos do prefeito Emanuel Pinheiro, que havia conversado com o TCE para discutir o prêmio saúde e evitar questões internas na Secretaria Municipal de Saúde.
“Já existia uma conversa iniciada pela gestão com o TCE, no sentido da formalização do TAG, por meio do qual queremos fazer a normatização. Hoje, estamos dando continuidade nisso. A partir disso, os técnicos da Saúde e do TCE irão dirimir qualquer dúvida com relação ao Prêmio Saúde, dando transparência e fazendo com que a Prefeitura de Cuiabá reforce seu trabalho em parceria com este órgão de controle”, explicou Stopa.
O gestor ainda disse que em momento algum foi discutido o fim do pagamento da bonificação, mas sim, evitar distorções partindo do princípio que a saúde é gestão plena. Stopa acrescentou que a medida é para dar transparência e evitar problemas na gestão.
Antes de se encontrar com o presidente Guilherme Maluf, Stopa também reforçou que a intenção de normatizar o Prêmio Saúde já havia sido demonstrada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, afastado do cargo no mês passado, justamente por suspeitas envolvendo o pagamento do benefício e a contratação de 259 servidores temporários.
“Não deu tempo (de Emanuel formalizar TAG antes do afastamento), mas já havia essa conversa com o Tribunal de Contas, tanto é que existia já uma comissão da saúde tratando com os técnicos do Tribunal de Contas. Isso, inclusive, está adiantado”, declarou.
NOVO NORMAL
À frente da Prefeitura, José Roberto Stopa tem adotado medidas que garantem a volta à normalidade, porém, mantendo as medidas de biossegurança. Em um dos decretos, o gestor liberou o funcionamento, sem limitação de dia ou horário para diversas atividades econômicas. Estão entre os segmentos contemplados, por exemplo, restaurantes, bares, distribuidores de bebidas, supermercados, e conveniências localizadas em postos de combustível. Além disso, a nova decisão alcançou também os setores de eventos sociais, empresariais e corporativos, leilões, cinemas, museus e teatros.
Em outro decreto, foi definida a retomada das atividades integralmente presenciais nas unidades da rede privada em todos os níveis. A adoção do sistema hibrido até então vigente passou a ser facultativo, não mais obrigatório, ficando a decisão a cargo das próprias unidades de ensino.
Stopa também autorizou a suspensão da obrigatoriedade da limitação de capacidade de todas as atividades econômicas e sociais no âmbito do município de Cuiabá, outrora determinados pelos decretos municipais editados dispondo sobre medidas de enfrentamento ao COVID-19.