17 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 15:00 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 15h:00 - A | A

HOMENAGEM

Vai à Câmara inscrição de Jerônimo Coelho no Livro dos Heróis da Pátria

Agência Senado

A Comissão de Educação e Cultura do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (2) a inscrição do nome de Jerônimo Francisco Coelho no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Entre outras funções, ele atuou como deputado na Assembleia Geral Legislativa, que correspondia ao Congresso Nacional na época do Brasil Império. A inscrição está prevista no Projeto de Lei (PL) 373/2024, que agora será votado pelos deputados federais — salvo se no mínimo nove senadores solicitarem análise no Plenário da Casa.

O projeto de lei é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC). O texto recebeu apoio da relatora da matéria, senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). Segundo ela, diversas ruas, praças, escolas e instituições culturais no país são batizadas com o nome de Jerônimo, que foi também foi engenheiro, militar e jornalista.

— Sua carreira militar teve início na extinta Academia Imperial Militar. [...] Recebeu promoções que culminaram com o posto de brigadeiro. Destacou-se na pacificação da Província do Rio Grande do Sul durante a Revolução Farroupilha. Ademais, Jerônimo deixou um legado literário, sendo membro da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro — disse Ivete.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Nascido em 1806, em Laguna, Santa Catarina, ele se graduou em matemática e engenharia na Academia Imperial Militar. Ao justificar o projeto, Esperidião Amin aponta que Jerônimo ajudou a introduzir em Santa Catarina, em 1831, o “prelo, aparelho manual ou mecânico de impressão gráfica que permitiu a impressão do primeiro jornal em Santa Catarina: O Catarinense”.

Livro

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (Lei 11.597, de 2007) está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, e traz os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont, entre outros personagens históricos.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image