26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 08:36 - A | A

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 08h:36 - A | A

CONFIRA

Ações gratuitas de prevenção e controle lembram o Dia Mundial do Diabetes em Cuiabá

Redação

Celebrado em 14 de Novembro, o Dia Mundial da Diabetes é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre como melhorar a prevenção, diagnóstico e gestão da doença. Pensando nisso, a Associação Mato-Grossense de Atenção ao Diabético (AMAD) preparou uma semana de ações voltada à doença crônica.

As atividades serão realizadas entre os dias 07 e 15 de novembro, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Aberto ao público, as ações são gratuitas.

No Brasil existem hoje mais de 16 milhões de pessoas que convivem com diabetes, uma das principais doenças crônicas não transmissíveis no mundo e que vem atingindo cada vez mais pessoas nos últimos anos.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

Presidente da AMAD, Lívia Gramolini Baptistão explica que serão abordados temas de prevenção e controle da doença. A programação conta com palestras sobre o diabetes tipo I e tipo II, as diferenças entre os tipos, as medicações, como ter acesso aos insumos, os direitos dos diabéticos, e de forma geral como lidar com a doença tanto em adultos quanto em crianças"Nosso principal objetivo é levar conhecimento e informação aos diabéticos e à população geral sobre a doença, e demonstrar que a prevenção e o controle são possíveis sem a necessidade de grandes abdicações, somente através do controle da alimentação, realização de atividade física e com a saúde mental equilibrada', ressaltou Lívia.

No dia 15.11 acontecerá a 2ª Corrida Contra Diabetes de Cuiabá, com largada prevista para às 6h30.Médico endocrinologista, tesoureiro da AMAD e coordenador da corrida, Dr. Marcelo Maia informa que a iniciativa busca chamar a atenção para a importância da prática de atividade física por quem tem diabetes.

“Praticar exercícios, aliado a um plano alimentar balanceado, é uma das formas de se evitar diversas doenças e de melhorar a qualidade de vida das pessoas. No caso específico da diabetes, esta relação é muito mais direta”, observa o médico.

A ação da AMAD conta com a parceria do Sesc e Senac - MT e apoio da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso, Injex Indústrias Cirúrgicas, Roche, Lowçucar e Supermercados Curió. 

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo deixa de produzir ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Sendo a insulina o hormônio responsável pelo controle de glicose no sangue, esse mal funcionamento do organismo provoca a hiperglicemia, e se esse quadro permanece por longos períodos, podem ocorrer danos nos órgãos, vasos sanguíneos e nervos. 

Confira a programação:

07/11

18:30 – Testes de glicemia

19h – Abertura

19:30 - O que é o diabetes, sintomas e descoberta, com Dr. Marcelo Maia.

08/11

18:30 – Testes de glicemia

19h – Direitos dos diabéticos, com Defensoria Pública do Estado de MT

20h - Como funciona a compra e distribuição dos insumos pelo Estado de Mato Grosso, com representante do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).

09/11

18:30 – Testes de glicemia

19h – Leitura de rótulos e contagem de carboidratos, com nutricionista Maryella Garcia Cunha

20h - Produtos integrais, diet, light e zero, principais características, com nutricionista Dayane Amaral Cargnelutti

11/11

18:30 – Testes de glicemia

19h - Experiências de uma Mãe Pâncreas, com Andréia Berthi Kruger

20h – O acolhimento da criança diabética na escola.

12/11

18:30 – Testes de glicemia

19h - Diabetes tipo I X Diabetes tipo II + Ensinamento da auto aplicação de insulina, com a Dra. Graciele Alves Corrêa Lima Verde

20h – Diabetes tipo I e o uso de insulina na prática, com farmacêutica Bruna Fioravante Di Sério

13/11

16:30 - Testes de glicemia

17h - 30 minutos de exercícios em casa, com profissional de Educação Física do SESC

18h – Aula de drinks funcionais para diabéticos, com nutricionista Andréia Berthi Kruger

14/11

18h – Testes de glicemia e café da tarde

19:30h - Roda de conversa e dúvidas, com especialistas Dr. Marcelo, Dra. Graciele, dra. Tamires, endocrinologistas, Dr. Leandro, advogado e Maryella, nutricionista 

20h:30 – Encerramento.

15/11

06:30 - Largada da 2ª Corrida Contra Diabetes de Cuiabá, em frente ao Sesc Arsenal.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image