Doar sangue é um gesto solidário que salva muitas vidas, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações no país. Para destacar a importância dessa atitude, os hemocentros promovem campanhas de conscientização e incentivo, especialmente celebrando o Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta quinta-feira (25.11).
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A hematologista e hemoterapeuta do Hemosan, de Cuiabá, Paloma Borges dos Santos Valk, reforça que o sangue humano e seus componentes são insubstituíveis, por isso a importância da doação, pois não é possível fabricar substitutos eficientes para suprir a falta.
“As doações são essenciais para os estoques de plaquetas, que auxiliam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos de diversas doenças, dentre elas, o câncer”, frisa. O sangue coletado após a doação é armazenado em um banco de sangue ou hemocentro para ser usado em transfusões.
A médica salienta que especialmente no Hemosan, os estoques de sangue atualmente estão baixos e precisam de doações. O Hemosan é o banco de sangue que atende o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá.
“Os estoques agora estão perto do limite inferior, estamos precisando de doações da população. Para doar, é só entrar em contato com o Hemosan e fazer o agendamento”, convida a médica, que ressalta ainda que doar sangue é um ato altruísta que ajuda a salvar diversas vidas, inclusive de bebês que acabaram de nascer.
Para doar
É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam do consentimento dos responsáveis), estar munidos de documento com foto e pesar mais de 50 quilos. A pessoa deve estar descansada e alimentada no momento da doação.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Também é preciso respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas e evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias após a completa recuperação dos sintomas e pessoas que se vacinaram também não podem doar temporariamente.
O Hemosan de Cuiabá recebe os doadores por agendamento, através do telefone (65) 3621-6667, das 7h30 às 17h30.
Sobre a Femina
O Hospital e Maternidade Femina atua há 41 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos.