28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 09:25 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 09h:25 - A | A

AGENDA

Cuiabá sediará evento para discussão das Práticas Integrativas Complementares em Saúde

Redação

A Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Suelen Alliend participa na segunda-feira (21), às 9h30, da abertura do 1º Fórum Centro-Oeste de Coordenadores Estaduais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics).  Representantes do  Ministério da Saúde e do governo de Mato Grosso, dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal  e do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso e do Cosems/MT  também integram o evento  que  será realizado no hotel Fazenda Mato Grosso. Além dos temas definidos para discussões,  a programação contará com roda de conversa com música, apresentações culturais, a tenda Paulo Freire com práticas integrativas  e a elaboração da Carta do 1º Ecopics. O evento é realizado pelas Secretarias Estaduais de Saúde dos estados envolvidos e aberto somente para gestores estaduais e municipais convidados.

Os dias 21 e 22 serão destinados ao Fórum e, ainda no dia 22, a partir das 18h30 será aberto o 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que vai até o dia 25.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 “É muito importante essa discussão sobre as práticas integrativas, pois representam uma forma de cuidado complementar dentro dos serviços de saúde de Cuiabá.  As Pics representam cuidados com a saúde que vão além das intervenções biomédicas e estão ao alcance da população através da rede pública”, pontuou a secretária Suelen Alliend.

A assessora de Planejamento e Gestão  da SMS, Nilva Maria Fernandes de Campos, o integrante da Urpics e articulador da Aneps/Urpics (Articulação Nacional da Educação Popular e Saúde) em Mato Grosso, Luiz Edmundo da Silva, e a responsável técnica da Urpics Horto Florestal,  Nensmorena  Preza,  também participam do Fórum. Inclusive, fazem parte da comissão organizadora do evento, juntamente com  representantes dos Estados da região Centro Oeste.  

Nilva  será mediadora  na palestra “Planejamento, orçamento e financiamento dos serviços , insumos estratégicos e instalações em Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), no segundo dia da programação.  Luiz Edmundo está  como apoiador das Práticas Integravas, roda de conversa com música instrumental  com Ge Lacerda, que acontece às 13h30 do dia 21 e na apresentação de acolhimento, às 8h do dia 22, quando  Maria José, fará uma Dança – Circular. E Nensmorena, juntamente com outros terapeutas da Aneps,  contribuirá no atendimento aos participantes com práticas integrativas, que será disponibilizado na Tenda Paulo Freire.

Vale ressaltar que desde 2018 as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) foram instituídas na saúde de Cuiabá, através da Lei 6.296. Sendo elas, medicina tradicional chinesa, acupuntura, homeopatia, plantas medicinais fitoterapia, crenoterapia e termalismo. Também são realizadas reiki e auriculoterapia, entre outras.

“A medicina para ser o que é hoje protagoniza a história de nossos ancestrais, que há milhares de ano já usufruíam dessas práticas para a cura de muitos males do corpo e da alma. Por isso, pensar a Pics não como medicina moderna, mas como uma contribuição no processo de melhora das doenças”, explicou Nilva.

Vale ressaltar que a Unidade Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) da Secretaria Municipal de Saúde funciona dentro do Horto Florestal “Tote Garcia”, em Cuiabá.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image