28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 11:01 - A | A

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 11h:01 - A | A

RONDONÓPOLIS

Equipe realiza procedimento inédito de retirada de câncer em MT pelo SUS

Redação

Uma equipe formada pelo Cirurgião Oncológico Lucas Bertolin e os Cirurgiões Eduardo Marques, Marcos Albeny e Rodolfo Borges realizou uma cirurgia de retirada de câncer no peritônio, procedimento inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A cirurgia citorredutora e a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica foram promovidas no Hospital Santa Casa de Rondonópolis.

O pseudomixoma peritoneal é um tipo de câncer muito raro que costuma começar no apêndice, intestino ou nos ovários. Esse é um tumor raro, com uma taxa de 1 caso para cada 1 milhão de habitantes a cada ano.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A cirurgia de citorredução é a retirada de todo o peritônio, que é a membrana serosa que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos. Na mesma cirurgia são retirados ainda tumores visíveis e aplicada a quimioterapia intra-abdominal em altas temperaturas.

“É uma cirurgia desafiadora e de alta complexidade, levando em média de 8 a 12 horas de procedimento. O objetivo é a cura ou aumentar a sobrevida do paciente. Essa cirurgia, atualmente, só é realizada em grandes centros, então é um grande avanço para nosso estado”, aponta Lucas Bertolin.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image