27 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020, 09:11 - A | A

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020, 09h:11 - A | A

CASOS

Fiocruz vê subnotificação dos casos de covid em MT

GAZETA DIGITAL

Dados com relação aos casos confirmados de coronavírus (covid19) reportados por Mato Grosso ao Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-gripe) apresentam grande diferença entre aqueles notificados no sistema próprio do Estado. É o que aponta o último Boletim Observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), titulado de Infogripe, que sugere que há uma grande subnotificação de casos. A defasagem afeta inclusive a realidade da Capital, que pode ter mais casos do que o notificado junto ao Ministério da Saúde (MS).

 

O documento frisa que a análise dos dados de todos os estados apontam para a retomada de crescimento de infectados pela covid-19 em todo o Brasil. Focando em Mato Grosso, o boletim aponta que o estado está na zona de risco e, assim como todas as demais unidades federativas do país, encontra-se com ocorrência de casos muito alta.

 

A atualização ainda aponta que Cuiabá está entre as 13 capitais que apresentam sinal moderado (probabilidade de até 75%) de crescimento na tendência de novos casos de coronavírus de longo prazo. A mesma defasagem no número de infectados no Estado apontada pelo Infogripe é destacada quando se trata da Capital.

 

Segundo o documento, os dados alimentados no Sivep-gripe e no próprio sistema local não coincidem. Frisa ainda que “É de fundamental importância o reestabelecimento dos registros no sistema nacional para acompanhamento adequado da situação pela Federação”. Segundo o documento, o registro de crescimento que vem se observando em todo o território nacional sugere a necessidade de cuidado redobrado ao longo do mês de dezembro. “Ações de conscientização e prevenção devem ser tomadas para evitar que as tradicionais aglomerações no comércio e nas celebrações de fim de ano agravem o quadro atual”, diz trecho do boletim.

 

Outro lado
Em nota, as secretarias Municipal (SMS) e de Estado de Saúde (SES) informaram que, devido ao adiantado da hora, o setor responsável não conseguiria analisar os dados até a publicação desta reportagem. As pastas ainda frisaram que assim que analisarem as informações do Infogripe se posicionarão a respeito do assunto.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image