24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Terça-feira, 22 de Novembro de 2022, 15:34 - A | A

Terça-feira, 22 de Novembro de 2022, 15h:34 - A | A

SAÚDE DO HOMEM

Mais de 450 homens foram atendidos nas unidades básicas de saúde em ação especial do Novembro Azul

Redação

Mais de 450 homens compareceram nas Unidades Básicas de Saúde que estiveram abertas no sábado (19), buscando atendimento e realizando exames na programação do Novembro Azul. Só no Centro de Saúde Dom Aquino foram 150 atendimentos, no Altos da Serra, 96, na UBS Santa Terezinha, 35, UBS Ilza Picolli, 132 e UBS Tijucal, 50 homens.  Além do exame PSA para detectar câncer de próstata, foram disponibilizados testes rápidos de sorologia, coletas de exames, vacinas,  acolhimento/verificação de sinais vitais e práticas integrativas. A oportunidade aos sábados beneficia os cidadãos que não tem tempo de procurar esse cuidado com a saúde durante a semana.  

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O morador do bairro Renascer, Allan Rocha de Moraes, procurou a UBS do bairro no sábado e se surpreendeu com o atendimento e já está orientando os conhecidos que não foram a irem em qualquer UBS que ofereça a programação. “Foi bom demais, a gente foi muito bem tratado, bem o contrário do que eu pensava. Achava que seria mais um daqueles atendimentos burocráticos e me enganei. Fiz todos os exames disponíveis e estava com uma dor forte no braço aí colocaram umas pedrinhas na minha orelha (auriculoterapia) e disseram que poderia ficar até 7 dias com elas, e aliviou muito minha dor, hoje movimento tranquilamente meu braço. Interessante, vou novamente quando tiver programação para nós”, relatou o Allan.

Allan confidenciou ainda, que fazia 8 anos que não procurava atendimento na UBS do Bairro, ocasião que precisou por conta de cólicas renais. No sábado (19), ele até conseguiu encaminhamento para uma endoscopia que e já vai fazer o procedimento na terça-feira (22).

“Até dentista tinha para nos atender lá. Sei que aproveitei e fiz tudo, saía de uma porta e entrava para atendimento na outra”, disse ele satisfeito com a ação do Novembro Azul.

Segundo a responsável técnica da Política Municipal da Saúde do Homem, Márcia Maria Teixeira da Rocha, as iniciativas tem sido um sucesso de participação. “Se ao longo do ano eles não procuram cuidar de si, buscando consultas, fazendo exames, neste mês estão respeitando e principalmente, comparecendo em busca de cuidado. A saúde do homem é tão importante e merece atenção assim como a da mulher, da criança, do idoso. O Novembro Azul é para reforçar essa importância do cuidado, embora os atendimentos estejam disponíveis o ano todo nas unidades de saúde”, disse ela ao reforçar que os homens precisam ter a conscientização em relação ao zelo pela própria saúde.

Além das UBS com programação aos sábados neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui nas quatro regionais (Sul, Leste, Oeste e Norte), as UBS Tijucal, UBS Ilza Picolli, UBS Cidade Verde  e Clínica da Família, respectivamente, que  atendem com horário estendido até as 21h oportunizando atendimento a população que tem dificuldade  em procurar as  unidades no horário normal de funcionamento.  

As próximas ações serão no dia 26 e 30, sendo:

26/11 - - UBS 1º de Março /João Bosco Pinheiro – das 08h às 16h         

- UBS Cidade Verde – das 7h às 16h

- UBS Canjica/Terra Nova – das 07h às 16h

30/11 -UBS Aguaçú – das 07h às 16h (Zona Rural)

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image