29 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022, 09:14 - A | A

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022, 09h:14 - A | A

SAÚDE MENTAL

Projeto Florescer disponibiliza atendimento de psicologia a famílias de baixa renda de Cuiabá

Redação

Famílias com renda de Cuiabá e Várzea Grande poderão contar com atendimento do Projeto Florescer, que foi idealizado por um grupo de profissionais de psicologia com a proposta de ampliar o acesso à saúde mental de pacientes a partir de 5 anos de idade.   

Conforme a psicóloga Gina Coelho, que é especialista em Desenvolvimento Infanto-juvenil e facilitadora nas relações de educação e psicoeducação, as famílias com renda de até quatro salários poderão fazer o tratamento pagando um “valor social” pelas consultas.  

“Infelizmente os preços praticados no mercado não estão dentro da realidade que essas pessoas possam pagar, além disso, não existe suporte adequado atualmente no serviço público que dê conta da demanda crescente. Então, o projeto surgiu dessa tentativa de incluir a saúde mental como prioridade para essas famílias”, destaca Gina.  

O Brasil tem apresentado um aumento na incidência de casos de depressão. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais amplos inquéritos de saúde do país, em média 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico da doença. A frequência foi percebida maior entre as mulheres (14,7%) em comparação com os homens (7,3%). O quadro também vem se agravando entre crianças e jovens.  

“Sabemos que ainda há um tabu muito grande envolvendo a saúde mental, mas com a pandemia observamos o quanto ela impacta na saúde do indivíduo como um todo, e o quanto é necessário “olhar para isso”. Como ainda não é questão prioritária para os governos, sentimos a necessidade de fazer algo por conta própria e disponibilizar o serviço”, frisa a psicóloga Cristiane Amaral, que também é idealizadora do projeto.  

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Como sei que preciso de um psicólogo? Entre os sintomas estão: ansiedade, tristeza contínua (quadro depressivo) aliada à falta de perspectiva ou de ânimo, dificuldade nas relações afetivas e/ou no trabalho, compulsões (alimentar, álcool/drogas etc.), conflitos na adolescência, esgotamento mental e emocional, estresse e demandas de orientação para mães e pais. As sessões serão semanais com o mesmo profissional.   

Serviço   

Os agendamentos podem ser feitos no telefone (65) 9992-05048. O Instituto Machado fica na Rua João Bento 1635, bairro Duque de Caxias. Você também pode acompanhar as redes sociais (Instagram) das psicólogas que trazem conteúdo gratuito: @psicologacristianeamaral e @psicologaginacoelho.  

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image