Ao passar pelo desemprego e não ter dinheiro para cortar o cabelo para uma entrevista de emprego, um técnico de enfermagem de Cuiabá decidiu abrir a própria barbearia e passou a oferecer cortes gratuitos aos pais desempregados na cidade.
João Pereira dos Santos, de 46 anos, conhecido como João Camelô, atua como barbeiro há 23 anos e desde 2014 realiza a ação. Ele é casado e tem dois filhos.
Em homenagem ao Dia dos Pais, que é comemorado no segundo domingo de agosto, o barbeiro oferece cortes de cabelo gratuitos na sua barbearia, em Cuiabá, no bairro Santa Helena.

Barbeiro faz cortes de graça para pais desempregados em Cuiabá
João Pereira contou ao G1 que começou a realizar essa atividade há cinco anos. Simpatizante de ações sociais, a iniciativa veio da ideia de presentear os pais, principalmente os que se encontram desempregados.
"Fiquei desempregado e minha mulher estava grávida do nosso primeiro filho. Passei por momentos complicados. Abri uma barbearia e decidi reverter isso em boas obras; especialmente para os pais - passar um Dia dos Pais mais feliz do que eu passei", explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/o/B/EeMZfITECOYcs5obBIQg/whatsapp-image-2019-08-08-at-08.52.42.jpeg)
Em homenagem ao Dia dos Pais, que é comemorado no segundo domingo de agosto, o barbeiro oferece cortes de cabelo gratuitos na sua barbearia, em Cuiabá — Foto: Ariane Veiga/G1
O projeto se inicia no primeiro dia do mês de agosto e vai até o dia 31. Em agosto de 2018 foram realizados 70 cortes de cabelo. A expectativa para este mês é que sejam feitos mais de 100 atendimentos. Diariamente ele chega a fazer 10 cortes gratuitos.
O barbeiro afirma que conhecer histórias e ouvir depoimentos é algo muito relevante no trabalho dele. João lembra de um pai - que ficou desempregado por oito meses e conseguiu uma entrevista de emprego. Ele pediu ajuda da barbearia e João se sensibilizou com a história do rapaz.
"Ele entrou em contato antes do projeto começar e perguntou se eu já poderia cortar o cabelo dele para uma entrevista de emprego. No dia seguinte, ele começou a trabalhar, me agradeceu e hoje em dia está muito feliz", lembrou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/q/l/y6Jrm5RYKz9jbr303NZw/whatsapp-image-2019-08-08-at-08.52.39.jpeg)
Desempregado há um ano em Cuiabá, Luiz Augusto contou que soube do projeto pelas redes sociais — Foto: Ariane Veiga/G1
Desempregado há um ano, Luiz Augusto, de 38 anos, é pai de três filhas. Durante o corte de cabelo, ele contou que soube do projeto pelas redes sociais. Na opinião dele, a atitude de João mostra que ainda há pessoas que olham para o próximo.
“Achei fantástico. Parece ser simples um corte de cabelo, mas é algo que faz muita diferença", declarou.
* Sob a supervisão de Denise Soares