07 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 14:45 - A | A

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 14h:45 - A | A

POLICIAMENTO MONTADO

PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em Lucas do Rio Verde

Redação

Um grande reforço na segurança pública para os luverdenses está mais próximo. No dia 11 de abril, a PM/MT iniciou o Curso de Formação do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) em Lucas do Rio Verde. Depois de formados, os 11 policiais em treinamento irão compor a tropa especializada da PM/MT que atuará, de forma definitiva, no município. As obras de construção da base da Cavalaria em Lucas do Rio Verde já estão em andamento e a previsão é de que o município receba um incremento de 20 novos policiais militares.

"Tão logo que os alunos concluírem o curso, eles serão transferidos para Lucas do Rio Verde. Tem policiais de várias localidades, que já trabalham nesse grupo especial e são militares já experientes. Eles têm um período de 30 dias de transição e instalação no município, um direito que o policial tem quando é movimentado de uma cidade para outra. Então, nossa previsão para o início dos trabalhos definitivos em Lucas é de 90 dias a partir do início do curso", disse o comandante da Cavalaria Regional de Nova Mutum, tenente-coronel Fernandes.

O curso, que tem uma carga horária de 545 horas e duração prevista de 2 meses, está sendo realizado de forma prioritária em Lucas do Rio Verde, com aulas práticas e teóricas. Algumas etapas podem ser realizadas em outros municípios como Nova Mutum, Cuiabá entre outros.

Para o secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, coronel Marcos Cunha, a vinda da Cavalaria, de forma definitiva, significa mais segurança para a população luverdense.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

"Serão mais 20 policiais militares para reforçar o nosso quadro. Na Cavalaria tem um patrulhamento com viaturas também. E isso irá somar de forma efetiva para que nós possamos ter cada vez mais um policiamento de excelência e elevar a sensação de segurança a toda a população luverdense. Quem ganha é a sociedade! Parabenizo o prefeito Miguel Vaz pela iniciativa, o comandante-geral da PM/MT, coronel Alexandre Côrrea Mendes, o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Secchi, comandante do 14º Comando Regional, coronel Lara e todos que estão participando conosco de forma direta ou indireta", ressaltou o secretário.

Durante a formação, os alunos receberão treinamento intensivo em diversas áreas, incluindo equitação, lida com o animal, abordagem policial a cavalo, contenção e transporte de animais em operações policiais, direcionamento de massa, emprego do cavalo em tropa de choque, técnicas de abordagem e manejo de armas enquanto montados, trato veterinário básico com o cavalo, etc.

Ao final do curso, os policiais estarão aptos para atuarem em unidades de tropa montada da Cavalaria da PM/MT, contribuindo para o fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo do estado.

O Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon) de Lucas do Rio Verde é a segunda Unidade de Tropa Montada fora da Capital, e será subordinada ao 1° Esquadrão Independente de Policiamento Montado com sede em Nova Mutum. A tropa especializada atenderá toda a região Norte e Médio Norte do estado.

As ações da Cavalaria são realizadas em eventos esportivos, manifestações públicas, reintegrações de posse, patrulhamento de saturação, feiras agropecuárias, entre outros.

Estrutura da base da Cavalaria

A ordem de serviço foi assinada no início de março de 2024. A construção da base da Cavalaria conta com o apoio de empresários e fica localizada no bairro Cidade Nova, em Lucas do Rio Verde. O investimento será de um pouco mais de R$ 1.4 milhão, com um prazo de execução de 180 dias.    

Estão sendo construídos aproximadamente 525 m², com administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. No local já está em execução a construção que abrigará os animais da Cavalaria.

Os cavalos já foram adquiridos pelo Conseg, com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço. A cavalaria também dispõe de viaturas.

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Dentre eles a Escolinha de Equitação da Cavalaria e tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image