Os estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, André Joaquim e Heverton Eváriston, foram os vencedores da II Mostra Científica Virtual de STEAM, sigla em inglês que significa Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. O projeto dos alunos consiste na extração artesanal de óleo de pequi.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A Mostra foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para fortalecer as atividades nas escolas e incentivar professores e alunos. A ideia do projeto foi sugerida pelos estudantes e todo o processo foi orientado pelo professor de química, Roger Vinicius Nunes Queiroz da Costa. “Primeiramente eu não acreditei, mas quando o professor me confirmou fiquei muito lisonjeado com essa notícia”, relatou o estudante Heverton sobre a conquista do primeiro lugar na competição.
A diretora da escola, Layane Queçada Schultz, destaca que a iniciativa contribuiu para formação dos estudantes em várias disciplinas.“Com esse projeto eles viram que tudo que eles quiserem e tiverem propósito, eles são capazes de conseguir. Toda a comunidade da Guia está orgulhosa do trabalho dos meninos”, afirmou a diretora.
O óleo produzido pode ser utilizado para refogar arroz, temperar saladas e outros alimentos, como um azeite. Além disso, o produto também pode ser usado para aliviar dores no corpo e no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite.
A atividade trabalhou o resgate da cultura regional e o conhecimento nas áreas de Química, Física e Biologia desenvolvendo conceitos como os processos de separação de misturas; ecologia; botânica e regra de três. O trabalho científico também estimulou o empreendedorismo e o protagonismo nos estudantes.
Nesta terça-feira (14.12), a diretora da escola e os estudantes ganhadores foram recebidos pelo secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Fernandes e o Superintendente de Relacionamento Escolar, Saulo Scariot para apresentar os produtos confeccionados com o fruto típico da região.
“Achei impressionante a capacidade dos alunos em utilizar um material diferente, pois eles fizeram muito com tão pouco. A II Mostra Científica STEAM revela talentos escondidos dentro das salas de aula - esses estudantes desenvolveram um legado para toda comunidade”, destacou Saulo.