Logo no início uma longa fila se formou em frente à Arena Pantanal, em Cuiabá, no penúltimo dia do Mutirão de Conciliação Fiscal do município, realizado em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. No mutirão, que termina neste sábado (17), os contribuintes podem pagar dívidas com descontos.
Para receber atendimento, os contribuintes precisam pegar a senha. Ao todo, são 72 guichês para negociar dívidas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), inscritas ou não inscritas até 2017.
Os contribuintes podem conseguir descontos de até 95% nos juros e multas além do parcelamento da dívida.
Desde o dia 1º deste ano já foram atendidos 13 mil contribuintes. Até este sábado a prefeitura espera chegar a R$ 55 milhões em acordos realizados.
As facilidades do mutirão também se estendem aos débitos referentes às multas ambientais vinculadas à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e as de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, ambas com 50% de desconto no pagamento.
As opções para negociação são para pagamentos feitos à vista, 60% em casos onde as parcelas se estendem para até 12 vezes, 50% quando a conciliação contemplar um parcelamento até 24 meses e 20% quando o contribuinte optar por dividir seus débitos entre 25 e 48 vezes.