24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 16:33 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 16h:33 - A | A

ETA BARRA DO PARI

Governador vistoria obras da ETA Barra do Pari

Redação

O governador Mauro Mendes vistoriou as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Barra do Pari, no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande. A inspeção ocorreu na noite desta quarta-feira (21). A estação está sendo construída pela Prefeitura e recebeu R$ 26,9 milhões de recursos do Governo de Mato Grosso.

"Esse é um investimento importante que o Governo do Estado está fazendo junto à Prefeitura e que deve resolver o problema, junto com as demais providências que a Prefeitura tem tomado. Queremos que, com isso, no ano que vem possamos dar um ponto final nesse problema de falta de água em Várzea Grande", afirmou Mauro Mendes.

A ETA Barra do Pari fica na Estrada da Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e o Loteamento Parque das Águas. A estrutura conta com um sistema de captação, uma adutora de água bruta, uma estação de água completa com reservatório de 2 milhões de litros, uma adutora de água tratada para abastecer outro reservatório de 2,5 milhões de litros.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O prefeito Kalil Baracat relatou que as obras já estão mais de 40% concluídas e devem ser entregues em 2023.

"Quando procuramos o Governo do Estado, o governador se colocou à disposição para nos ajudar, tanto é que disponibilizou esse recurso de R$ 26 milhões nessa ETA, que atende boa parte da cidade e melhora o abastecimento dessa grande região. Dentro de alguns meses, vamos dar essa solução à altura dos várzea-grandenses", afirmou.

A previsão é de que a obra seja realizada em duas etapas. Na primeira fase serão contemplados 27 bairros. Já na segunda etapa serão beneficiados outros quatro bairros da região. Depois de pronta, terá capacidade de tratar 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia, atendendo cerca de 140 mil pessoas de 30 bairros de Várzea Grande na região atualmente atendida pelo Sistema 2, que é abastecida pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Manaíra, Nova Ipê, Nova Esperança, Jacarandá, José Carlos Guimarães, Solaris do Tarumã, Júlio Domingos de Campos, Mapim, São Simão e outros da região da Rodovia Mário Andreazza.

O diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), Carlos Alberto Simões Arruda, salienta que “com essa nova ETA vamos dobrar o volume de água produzido na gestão Kalil Baracat e dar independência hídrica para a região Norte de Várzea Grande, cuja população passa dos 50 mil habitantes, sem considerar os incorporadores e empreendimentos residenciais na região, cujo pedido soma, somente em 2021, 27 litros por segundo”.

"O que nós estamos fazendo aqui é resolvendo de uma vez por todas esse problema de Várzea Grande", relatou o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

O tratamento da água nessa nova estação será do tipo convencional, composta pelo conjunto dos processos sequenciais de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção e Fluoretação.

Uma novidade dessa nova ETA será o projeto elétrico, que foi concebido para otimização do consumo de energia, sendo equipado com inversores de frequência para acionamento e regulação da vazão de captação.

Também acompanharam a vistoria o senador Jayme Campos; os deputados estaduais eleitos Júlio Campos e Fábio Tardin; e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image