26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 08:43 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 08h:43 - A | A

BOAS-VINDAS

Mães recebem enxovais de bebês produzidos por servidoras de Várzea Grande

Redação

Os bebês que nasceram nesta semana que antecede o Natal, e no Ano Novo, na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, irão receber Kits de enxovais que remetem às festas de fim de ano. A primeira-dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, entregou às mães, as peças que foram confeccionadas pelas costureiras do Caderno II - Neuza Gomes de Oliveira e Marlene Vichiff - que há muitos anos trabalham na elaboração desses produtos que são ofertados a Rede Cegonha.

“É bom encerrar as atividades do ano de 2022 na maternidade municipal, recebendo os novos várzea-grandenses que estão chegando, enchendo os nossos corações de confiança e esperança para o ano que vem, nos lembrando também do verdadeiro sentido do Natal que deve ser a união das famílias em busca do bem comum de todos. Viemos aqui dar boas-vindas a essas crianças e entregar esse mimo às mães, que estão tendo a sensação maravilhosa da maternidade, e aquelas que já tiveram o privilégio de receber seus filhos nos braços em outras gestações, mas com o coração carregado de amor, como se fosse o primeiro. Trago comigo o carinho afetuoso do prefeito Kalil Baracat, e o desejo de que essas crianças tenham pleno desenvolvimento, com saúde e muito carinho”, disse Kika Dorilêo.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A ideia de confeccionar kits de enxovais que remetem às festas de fim de ano foi proposta pela secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, no mês de novembro, ocasião em que as costureiras foram entregar 20 kits, do quantitativo produzido, mensalmente, e que são ofertadas à maternidade.

“Os enxovais deveriam ser produzidos nas cores vermelho e branco, além das tradicionais cores: rosa, azul, verde e amarelo. As costureiras não só aceitaram o desafio, como se dedicaram na produção das peças, que ficaram lindas, e que estão sendo distribuídas para todas as mães que tiverem seus bebês neste final de ano. A chegada de uma criança ao mundo, por si só já é um momento de alegria, ainda mais se a criança chegar em uma época repleta de simbolismo, como na semana do Natal (data que se comemora o nascimento de Jesus), e da semana do Ano Novo, onde comemoramos a renovação de dias melhores”.

Quanto a essa prestação de serviço social realizado pelas costureiras que confeccionam os enxovais, Ana Cristina enaltece o trabalho realizado pelas senhoras e a dedicação na criação de cada peça. “Juntas elas já criaram milhares de kits de enxoval de bebês. Tanto Neuza Gomes quanto Marlene Vichiff são servidoras dedicadas e desempenham com amor essa profissão valorosa”, destacou a secretária.

A gestora disse ainda que esta ação que se junta a tantas outras da Maternidade Municipal, desenvolvida pela Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Assistência Social visa implementar uma rede de cuidados voltados às gestantes e puérperas do município, e que essa gestão tem desenvolvido com eficiência, no atendimento humanizado, preservando os cuidados desde o nascimento das crianças até o atendimento aos pais. 

A diretora geral da Maternidade Municipal, Gabriela Zandonaide Dorilêo, informou que de 14 de maio de 2021 até 20 de dezembro de 2022, foram realizados 2.238 partos. “Em 2021 foram 998 nascimentos sendo 483 meninas e 515 meninos. Já neste ano até o momento são 1.240 nascimentos, sendo 584 meninas e 656 meninos. A procura tem sido grande e temos aqui uma equipe de profissionais altamente capacitados para trazer ao mundo esses novos moradores da cidade”.

A superintendente do Hospital e Maternidade, Vanessa Navarros, disse que a Maternidade Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo recebe mensalmente, de 10 a 20 kits de bebê vindos da Secretaria de Assistência Social. “Temos roupas para recém-nascidos (RN), tanto feminino como masculino, todos muito bem-acabados, feitos com muito amor e dedicação dessas valorosas senhoras. As roupinhas são ofertadas às mães que dão entrada na maternidade, e muitas delas nem sabem que estão grávidas, dão à luz a crianças prematuras, não tendo nada para vestir”, comentou.

Vanessa Navarro disse ainda que muitas mães também chegam à maternidade sem enxoval, por questões financeiras, já outras mães levam para a Maternidade às roupas sem levar em consideração o sexo do bebê, usando o vestuário que tem em mãos. “Daí a importância desse trabalho social. Nós ofertamos as roupinhas e elas são recebidas com todo o aconchego que essa ação representa. São nossas boas-vindas para os novos várzea-grandenses. Constantemente as mães se emocionam com esse gesto de amor”, completou a superintendente destacando o orgulho em fazer parte de um trabalho humano, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Saúde.

Duas mães ouvidas, demonstraram surpresa e principalmente felicidade pelo tratamento dispensado e pela qualidade dos serviços médicos da Maternidade Municipal.

Jaqueline Pereira, moradora do bairro 24 de Dezembro, deu à luz a filha Ana Clara, no domingo (18), e prestes a ter alta do hospital, recebeu o seu kit de enxoval, entregue pela primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat. “É muito bacana esse projeto e eu estou feliz por esse carinho com a minha filha. Não esperava essa surpresa, mas agradeço de coração por essa lembrança”.

Ariane da Silva, moradora do bairro Mapim, disse que ficou surpresa também com a visita da primeira-dama e com a demonstração de carinho para com os bebês da maternidade. “É importante essa recepção às mães e a todas as famílias que vivenciam a chegada de um filho, um sobrinho ou um neto. Só temos que agradecer o gesto de amor e respeito da nossa primeira-dama”.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image