Sicredi participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada a partir desta segunda-feira (12/05) até sexta-feira (18/05). O tema central deste ano é “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. Na ocasião, a instituição financeira cooperativa lançará um curso interativo na plataforma Sicredi na Comunidade, criado especialmente para crianças e jovens, com o objetivo de incentivar escolhas financeiras mais saudáveis e conscientes.
Para o Sicredi, quanto mais cedo as pessoas tiverem consciência e responsabilidade com as finanças, maiores são as chances de se ter uma vida financeira sustentável no futuro.
A Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e reúne instituições públicas, privadas e a comunidade escolar de todo o país, sendo o Sicredi uma das instituições com maior número de ações no evento, do qual faz parte desde 2016. Isso porque, a cooperativa financeira tem como propósito promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo a educação financeira uma ferramenta para isso.
Outra novidade do Sicredi que marcará a Semana ENEF é o lançamento do videocast “Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável”, apresentado pelos planejadores financeiros Eduardo Amauri e Vivian Magalhães. Em três episódios, eles abordam as escolhas que fazemos no presente e no futuro que impactam na vida financeira.
Haverá ainda a 6ª temporada do “Explica aí, Sicredi”, disponível desde 12 de maio no youtube do Sicredi, com cinco episódios que vão trazer orientações, de forma simples e didática, de como os adultos podem abordar o tema com as crianças e adolescentes. E a parceria nacional entre a Mauricio de Souza Produções e a Fundação Sicredi, iniciada em 2018 para promover a educação financeira para o público infantil, tem novidades - um novo gibi e um novo vídeo em que a Turma da Mônica aprende ainda mais sobre investimentos, exemplificando temas como liquidez e inflação.
“Estamos comprometidos em criar hábitos financeiros saudáveis em relação às finanças e ao consumo desde o público infantil, passando pelos adolescentes e adultos. Trabalhamos o ano inteiro em uma série de ações voltadas à educação financeira, que são reforçadas ainda mais durante a Semana ENEF, da qual participamos intensamente. Acreditamos que esse também é um caminho fundamental para gerar prosperidade e desenvolvimento para as pessoas e comunidades”, destaca Cristiane Amaral, gerente de Educação Financeira da Fundação Sicredi.
Além dessas iniciativas, as mais de 100 cooperativas do Sicredi em todo o Brasil realizarão ações locais de educação financeira em diferentes formatos, alinhadas com o contexto de cada região. Para se ter uma ideia, em 2024, foram realizadas mais de 4,5 mil ações durante a Semana ENEF, realizada excepcionalmente no mês de setembro.
Parceiro importante
Dados divulgados no último relatório da FBEF aponta que nas edições 2022 e 2023 da Semana ENEF foram realizadas mais de 8,6 mil iniciativas de educação financeira que alcançaram aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo o País. O Sicredi participa do evento há 10 anos e as ações não ficam restritas à Semana ENEF. São realizadas iniciativas ao longo de todo o ano, pelas mais de 100 cooperativas presentes no Brasil. Ainda confirme o relatório da FBEF, em 2022 e 2023, o Sicredi se destacou como a instituição que mais realizou iniciativas de educação financeira no Brasil. Nessas edições, 65% das atividades promovidas durante a Semana foram promovidas pela instituição.
Para a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Daniela Lepinsk Romio, a Semana ENEF é mais uma oportunidade de colocar em prática os valores do Sicredi como uma cooperativa crédito. “A educação financeira, por exemplo, faz parte da essência do Sicredi, e ao longo dos anos esse comprometimento se fortalece cada vez mais. Em mais uma edição, as cooperativas levam atividades educativas e acessíveis para diversos públicos, sejam crianças, jovens ou adultos. As ações visam promover hábitos financeiros saudáveis, e vão desde a palestras e seminários, até workshops, oficinas e feiras. Todas as atividades são importantes para a transformação da realidade das pessoas e para o fortalecimento do cooperativismo de crédito” destaca.
Ações locais
Na edição deste ano, as cooperativas do Sicredi em Mato Grosso realizarão mais de 300 ações. As atividades foram pensadas para conversar com pessoas de todas as idades, com conteúdo acessíveis e adaptados para cada tipo de público e perfil. Entre as diversas atividades programadas para o público infantil, estão rodas de leitura e contação de histórias nas escolas, oficinas para cofrinhos sustentáveis, peças teatrais que contam mais sobre o mundo das finanças, entre outras.
Para jovens e adultos estão previstas oficinas sobre crédito consciente, palestras sobre finanças comportamentais e de como se proteger de golpes, além de bate-papos sobre investimentos, e visitas guiadas às agências para entender, na prática, o cooperativismo de crédito.
Para os colaboradores e a comunidade onde cada cooperativa atua serão disponibilizadas oficinas voltadas ao desenvolvimento profissional, conteúdos informativos na TV corporativa e ações digitais como podcasts, vídeos e publicações nas redes sociais institucionais, que incentivam a busca por mais conhecimento sobre a Educação financeira. Ferramentas como gibis e jogos da Turma da Mônica e materiais complementares como cartilhas e vídeos educativos, também serão utilizados para reforçar os conceitos de educação financeira de forma leve, didática e acessível.
A expectativa é impactar mais de 30 mil pessoas na área de atuação das cooperativas em Mato Grosso. Para viabilizar as ações, a instituição contará com o envolvimento e o apoio de mais de 1,7 mil colaboradores. Saiba mais sobre a programação do Sicredi dentro da Semana ENEF 2025 em sicredi.com.br/educacaofinanceira.