Mais de 21 mil pessoas entre estudantes, professores e técnicos-administrativos participam nesta sexta-feira (4) da eleição para escolher o novo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Disputam a liderança do IFMT o diretor do campus de Alta Floresta, Júlio Santos, e o diretor do campus Bela Vista, Deiver Teixeira.
Por causa da pandemia a eleição será realizada pela internet. O Instituto tem 19 campi e 5 núcleos avançados. Estão aptos a votar 1.044 professores, 860 técnicos-administrativos e 19.274 alunos.
Candidato apoiado pelo atual reitor, Willian Silva de Paula, o professor Júlio Santos é doutor em história pela Universidade Federal de Mato Grosso e tem em seu currículo a chefia de departamento do campus São Vicente e também a coordenação do projeto de extensão de 7 campus. Atualmente é diretor do campus de Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá).
O outro candidato é o doutor em química Deiver Alessandro, que é diretor do campus Cuiabá Bela Vista. Servidor do IFMT há 11 anos, atuou na implantação de parcerias como a produção de álcool em gel e da realização de exames de covid-19 durante a pandemia.
Quem ganhar a eleição será o gestor do IFMT por 4 anos, de 2021 a 2025. A apuração das urnas terá transmissão pelo canal do YouTube do IFMT. A expectativa é que o resultado seja divulgado até às 22 horas desta sexta-feira. (Com informações da assessoria)