A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), já retirou cerca de 4 mil toneladas de lixo em cinco meses de mutirão de limpeza. As ações são realizadas nas principais vias da capital, além de parques, praças, unidades de saúde e espaços esportivos. A iniciativa faz parte os serviços essenciais executados regularmente pela gestão municipal, visando manter a cidade limpa, segura e bem cuidada.
Na segunda-feira (5), as equipes estão concentradas na Avenida Dante Martins de Oliveira (Avenida dos Trabalhadores), Avenida Vicente Emílio Vuolo, no bairro Tancredo Neves, Cemitério São Gonçalo, Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pedra 90, Jardim Itamaraty, Parque da Família, avenida das Torres e praça de lazer do Jardim das Américas.
“Estamos trabalhando com foco na organização da cidade e no bem-estar da população. O mutirão é uma força-tarefa permanente que tem contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de problemas como alagamentos e proliferação de doenças”, destaca o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
Ao todo, 18 equipes atuam diariamente em diferentes pontos da cidade. A região central conta com uma escala fixa de funcionários, garantindo a limpeza contínua em áreas de grande fluxo de pessoas. No Mercado do Porto Antônio Moisés Nadaf, uma equipe também realiza a higienização diária do espaço.
A estimativa é que sejam retiradas, mensalmente, cerca de 790 toneladas de resíduos com as ações de limpeza.
O mutirão inclui serviços como capinação, roçagem, varrição, pintura de meio-fio, retirada de bolsões de lixo e manutenção da iluminação pública. Para reforçar a eficiência das ações, os trabalhos contam com o apoio do caminhão Cata-treco, que realiza o recolhimento e a destinação correta de resíduos volumosos descartados pela população.
O Cata-treco é um serviço gratuito que permite aos moradores o descarte adequado de objetos de grande porte, como sofás, mesas, armários, colchões, camas e geladeiras, itens que não são recolhidos pela coleta convencional. Para facilitar a retirada, os objetos devem ser deixados organizados e identificados em frente às residências.