28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 15:09 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 15h:09 - A | A

NATAL

Papai Noel Pantaneiro vai percorrer 3.200 km para doar brinquedos e ainda aceita doação

Clóvis Matos faz esse trabalho voluntário há 15 anos e já entregou pelo menos 40 mil presentes.

Redação

No Pantanal mato-grossense, o Papai Noel não usa trenó. De barco e de carro, o Papai Noel Pantaneiro faz as entregas de presentes para as crianças ribeirinhas. O projeto desenvolvido pelo historiador Clóvis Matos há 15 anos só cresce. Neste Natal, ele vai percorrer cerca de 3.200 quilômetros, passando por 64 comunidades.

Os presentes frutos de doações vão fazer a alegria de aproximadamente 4.500 pessoas, entre crianças e adultos. O Papai Noel chega no sábado (25) e vai permanecer no Pantanal por uma semana.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Eu conto com o apoio de muita gente pra poder fazer esse trabalho e um deles é a Energisa. No ano passado, a empresa foi responsável pela arrecadação de 50% dos brinquedos”, comenta Clóvis. O historiador reforça que continua recebendo as doações em pontos de coleta para ajudar na entrega, veja abaixo.

Inclusão Literária

Além da entrega de brinquedos, Clóvis também distribui livros nas comunidades do estado. Neste ano, a previsão é finalizar com a entrega de 12 mil obras literárias.

O projeto está ativo há 17 anos e não acontece só no Natal. Clóvis realiza ao longo do ano, com uma biblioteca móvel que vai até locais onde a população tem pouco ou nenhum acesso aos livros.

“Quando vou pro Pantanal fazer ação voluntária, tem crianças que pedem os livros ao invés de brinquedos. Esse era o resultado que eu esperava e, hoje, eu tenho. Incentivando a leitura e o interesse pelo conhecimento”, afirma o idealizador.

O Papai Noel Pantaneiro mantém o projeto a partir de doações e o apoio de empresas como a Energisa. E conta com a ajuda de voluntários, como é o caso de Marcio Borges de Campos, que é parceiro há 13 anos do projeto. Para Marcio, o Inclusão Literário é o plantio de semente de dias melhores. “Esse gesto simples, mas poderoso, acaba transformando a realidade das pessoas por meio dessa janela para o infinito que é o livro”, explica o voluntário.

Pontos de coleta

Os colaboradores da Energisa estão arrecadando brinquedos para ajudar o bom velhinho. A empresa apoia o projeto desde 2017 e é a sua maior mantenedora. Para quem deseja doar, outros pontos estão disponíveis para a doação:

- Eletrofios - Av. Carmindo de Campos, 933 - Jardim California, Cuiabá.

- Shopping Três Américas, a partir das 15h, (no espaço onde o Papai Noel está).

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image