28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 15:25 - A | A

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 15h:25 - A | A

'TRABALHO VOLUNTÁRIO'

Prefeito Kalil Baracat sanciona lei que cria programa Horta Solidária em Várzea Grande

Redação

Com o objetivo de garantir o direito básico à alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar, o prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei nº 4.985/22, que cria o programa Horta Solidária em Várzea Grande. Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta sexta-feira (18).

O programa consistirá na implantação de hortas com trabalho de voluntários, onde a produção será destinada ao consumo de famílias em situação de insegurança alimentar, na própria localidade onde a horta for implantada. As pessoas que se voluntariarem receberão capacitação técnica para a instalação dessas hortas, por meio do órgão público competente ou de parcerias com outras instituições públicas ou privadas.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Os bairros onde serão implantadas as hortas serão aqueles onde há mais pessoas atingidas pela insegurança alimentar. Esse mapeamento e definição dos locais ocorrerá com base nas informações dos órgãos competentes.  As despesas com a execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Município, podendo ser suplementadas, se necessário. A lei nº 4.985/22, de autoria do vereador Mauro da Saúde, deverá ser regulamentada no prazo de 60 dias, a partir da data de sua publicação.

De acordo com o parlamentar, esse é um projeto importante, pois a fome voltou a assombrar o Brasil, principalmente após a pandemia. O entendimento é compartilhado pelo prefeito Kalil Baracat, que se sensibilizou com a proposta. “Essa lei vem para aliar vários conceitos que queremos fortalecer entre os várzea-grandenses, como a solidariedade, a alimentação saudável, o voluntariado. O Município já conta com diversos programas voltados para a população mais vulnerável, como a distribuição de cestas básicas pela Secretaria de Assistência Social. Mas o programa Horta Solidária vai promover a união da comunidade em prol daqueles que mais precisam, o que é algo positivo para todos nós enquanto cidadãos”, comentou.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image