07 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 11:13 - A | A

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 11h:13 - A | A

ÉTICA E CIDADANIA

Prefeitura de Cuiabá, em parceria com CGU e Instituto Maurício de Sousa, trabalha programa de ética e cidadania nas escolas

Redação

A Prefeitura de Cuiabá, através da Controladoria Geral do Munícipio (CGM) lançará na próxima segunda-feira (29) o programa “Um Por Todos Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, às 14h30, no Centro de Formação da Escola Cuiabana. A iniciativa é da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a CGM e Secretaria Municipal de Educação (SME) e faz parte de um conjunto de ações de capacitação e gestão do conhecimento voltado para o público infanto-juvenil conhecido como Educação Cidadã. O evento de lançamento contará com a presença dos diretores, coordenadores pedagógicos das 10 escolas e assessores das instituições que aderiram ao programa.

As escolas são convidadas a participar, não são obrigadas. Os coordenadores e diretores das escolas participantes receberão o kit com material do professor e do aluno para trabalhar conforme horário definido pelos professores.

O Programa, de caráter artístico-pedagógico, é direcionado a estudantes do Ensino Fundamental e prevê a participação dos educadores, das famílias e da comunidade como um todo, tendo a escola como núcleo principal do desenvolvimento das ações. “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” também conta com a parceria do Instituto Maurício de Sousa, que visa despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à ética e à cidadania.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“O objetivo do programa é trabalhar ética e cidadania. Desenvolver nas crianças essa temática através do material que é bem lúdico, colorido, divertido e atraente para eles. Trabalha a autoestima, cidadania, é muito rico em conteúdo”, destacou o Controlador Geral do Município, Hélio Santos Souza.

Em Cuiabá o programa acontece há dez anos, iniciado em 2014 com 24 unidades escolares participando. Em 2017 alcançou 54 e em 2019 foram 29 escolas. Em 2020, 2021 e 2022 como reflexo da pandemia do Covid-19, o Programa não aconteceu.

Em 2023 participaram em média 2.500 estudantes. Já este ano envolverá 3.180 estudantes e 314 profissionais das 10 Unidades participantes.

Segundo a equipe da Controladoria que acompanha a implantação do programa em Cuiabá, os resultados superaram as expectativas. É desenvolvido somente com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, salvo em alguns casos excepcionais com 3º e 4º anos. O retorno positivo é averiguado através das visitas realizadas nas escolas participantes do Programa e também é apresentado a sociedade em programação no final de ano.

A Diretora da Transparência Pública Érika Arruda da Matta Vieira também relata que os trabalhos desenvolvidos pelas escolas causam uma transformação mútua entre os estudantes desenvolvendo suas atitudes éticas e cidadãs no ambiente escolar e familiar.

Confira as unidades participantes:

– EMEB Cel Octayde Jorge da Silva

– EMEBC Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite

– EMEB Esmeralda de Campos Fontes

– EMEB Joana Dark

– EMEB Celina Fialho Bezerra

– EMEBC Nova Esperança

– EMEBC Udeney Gonçalves de Amorim

– EMEBC Novo Renascer

– EMEB Professora Gracildes Melo Dantas

– EMEB Antônio Ferreira Valentim

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento do programa “Um Por Todos Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”

QUANDO: 29/04 (segunda-feira)

HORÁRIO: 14h30

LOCAL: Centro de Formação da Escola Cuiabana (antiga Unirondon) - Av. Beira Rio n° 3001 - Jardim Europa

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image