25 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 15:25 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 15h:25 - A | A

RECONHECIMENTO

Secretarias de Educação e de Assistência Social de Várzea Grande recebem prêmio do Tribunal de Justiça juntamente com a Lírios

Redação

As Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e de Assistência Social de Várzea Grande receberam, juntamente com a Lírios - Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento, o prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo, concedido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, pelo combate à violência contra a mulher. Os certificados foram entregues aos secretários municipais Sílvio Fidelis (Educação) e Ana Cristina Vieira (Assistência) pela diretora executiva da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, na manhã de sexta-feira (16), no gabinete do prefeito Kalil Baracat, na ocasião da entrega simbólica do cheque de mais de R$ 103 mil relativo ao Bazar do Bem para ajudar a entidade filantrópica.

A Lírios se inscreveu na premiação na categoria Organização Não Governamental e ficou empatada com outras duas entidades que trabalham no combate à violência doméstica - Associação de Apoio à Patrulha Maria da Penha e Lideranças Sociais de Sinop (Amaplis) e Associação Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Mulheres de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

No entanto, de acordo com a diretora executiva da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, a entidade de Várzea Grande despontou à frente devido ao maior número de atendimentos: quase mil ao longo de 2022.

“Nós recebemos um prêmio do Tribunal de Justiça por conta de um projeto nosso, que é o Regando Lírios, que visa justamente o acolhimento dessas vítimas e o tratamento terapêutico com a psicóloga. E na ocasião em que nós escrevemos esse projeto para apresentar ao TJ, nós inscrevemos os dois parceiros que são as Secretarias de Assistência Social e de Educação, com quem temos convênios. Então, quando nós fomos contempladas com o prêmio, eles também foram por serem parceiros do projeto”, disse.

Atualmente, três das cinco psicólogas que prestam acompanhamento terapêutico às mulheres e meninas vítimas de violência na Lírios são contratadas graças a convênios firmados com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social. Além disso, a Lírios foi a beneficiada da segunda edição do Bazar do Bem (realizado pelo GAAT entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro) que arrecadou R$ 103.256,10, valor totalmente entregue para a entidade iniciar a construção de sua sede própria.

A primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, destacou a importância do prêmio, que mostra o comprometimento da gestão Kalil Baracat na defesa das mulheres. “Saber que a Prefeitura Municipal, através das suas secretarias, junto à Lírios, está recebendo um prêmio tão importante mostra o cuidado e a preocupação desta gestão em se posicionar firmemente no combate a todo tipo de violência contra a mulheres e meninas”, disse.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, parabenizou o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat pela sensibilidade em abraçar a causa da Lírios. “A Lírios tem grande importância para nós aqui de Várzea Grande e também para o estado. Temos essa parceria e queremos dizer o quão gratificante é esse trabalho”.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou o papel da primeira-dama na interlocução entre a Lírios e o Executivo municipal. “Kika que já tinha esse lírio plantado no coração, que faz parte da história dela e ela tem um amor profundo pela instituição. E o amor que ela traz fez com que plantasse nos nossos corações esse amor. Me sinto muito honrada por estar na Secretaria de Assistência, de ter a parceria com a Lírios, de estar próxima à Lírios e de todas essas mulheres que fazem a diferença no mundo”, pontuou.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image