A Secretaria de Saúde de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) reduziu o prazo para aplicação da terceira dose (dose de reforço) dos imunizantes contra Covid-19 que passam, agora, a estar disponíveis quatro meses após a aplicação da segunda dose dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O formato de atendimento não muda do que já está sendo desenvolvido. Para receber a terceira dose, o munícipe deve agendar horário de atendimento no link disponibilizado no site da Prefeitura de Sinop: https://vacina.sinop.mt.gov.br/agendamento/vacina .
A decisão segue a recomendação da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), divulgada hoje (13), pelo Governo do Estado. Anteriormente, a terceira dose deveria ser aplicada cinco meses após a segunda.
A decisão do Governo do Estado em antecipar a aplicação da dose de reforço se deve ao risco de circulação de novas variantes e à baixa procura da população pela segunda dose e dose de reforço com o prazo que estava vigente.
A terceira dose está disponível para população com 18 anos ou mais. O munícipe pode conferir, no próprio cartão de vacinas, a data em que recebeu a segunda dose para organizar o recebimento da terceira.
O agendamento tem como objetivo evitar aglomerações e atrasos nos locais de vacinação e, apenas a população idosa, com 60 anos ou mais, está isenta de realizar o processo.
Detalhes
Agendamento: obrigatório para 1ª e 3ª doses para os atendimentos de segunda à sexta-feira;
Livre demanda: 2ª dose, de segunda à sexta-feira.
Livre demanda: aos sábados (até 18/12/2021), para 1ª, 2ª e 3ª doses, nos seguintes locais: CIA Umuarama, CIA Jacarandás, UBS Nações, UBS Palmeiras, UBS Maria Vindilina II e UBS São Francisco.
No dia da vacinação, é obrigatório apresentação de documentos pessoais, cartão SUS e o cartão de vacinação.