O busto de Ana Maria do Couto May, situado em frente à casa onde ela morou no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, foi furtado no fim de semana. Fotos com o púlpito vazio circulam nas redes sociais desde sábado.
Um morador de Cuiabá e amante da história da cidade, Francisco Chagas, publicou vídeo com visita ao local. Ele conta na filmagem que ficou sabendo do desaparecimento do busto e foi averiguar o espaço, quando se deparou com a ausência da homenagem à mulher que foi importante personalidade cuiabana.
“Estou aqui para mostrar para vocês o que restou... somente o pedestal. Onde está Maria do Couto? Onde está? Estão destruindo nossa história”, narra Francisco.
Maria do Couto é destaque por diversos feitos em uma época em que mulheres não tinha espaço na política e na sociedade de modo geral. Foi a primeira vereadora de Cuiabá e presidente da Câmara Municipal. Amante de futebol, foi presidente do time Dom Bosco, formou-se em educação física e também foi presidente do Clube Dom Bosco, próximo a casa onde morou por anos.
Ela também foi professora de educação física no Colégio Liceu Cuiabano. Se formou em História, Contabilidade e Direito, além de ter sido locutora de rádio.
Outro lado
A Prefeitura de Cuiabá foi procurada, mas não se manifestou sobre o furto da obra.