11 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sábado, 23 de Novembro de 2019, 14:16 - A | A

Sábado, 23 de Novembro de 2019, 14h:16 - A | A

POLÍTICA

AL quer proibir cobrança por estimativa no fornecimento de água, luz e gás

PNB Online

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso quer proibir que as empresas concessionárias fornecedoras de água, luz e gás realizem estimativas de consumo para fazer a cobrança dos consumidores. 

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação deu parecer favorável e os deputados estaduais acataram, em segunda votação, o projeto de lei nº 322/2019, que trata do tema. O projeto deve ser encaminhado para a sanção do governador para que seja publicado no Diário Oficial e entre em vigor.

 

Clique aqui e confira a íntegra do projeto de lei nº 322/2019

 

“Não podemos continuar admitindo que grandes empresas realizem a cobrança da população sem ao menos realizar a inspeção de forma correta e honesta. Que elas se adequem e instalem relógios e hidrômetros para que seja realizada a metragem correta de consumo”, relata o deputado Ulysses Moraes, autor do projeto de lei.

 

No documento consta que, no caso da não existência de relógio ou hidrômetros, a cobrança deverá ser feita pela tarifa mínima e, no caso da aquisição do aparelho por parte do consumidor, os valores dos equipamentos devam ser cobrados de forma direta e de uma única vez. Sendo que a troca ou conserto fica sob responsabilidade dos fornecedores, não havendo quaisquer tipos de cobranças retroativas.

 

Atualmente é efetuada a cobrança de troca ou conserto dos medidores de consumo e a cobrança por estimativa do consumo de forma favorável à distribuidora. Tal posicionamento constitui ato ilegal e gera dano moral aos consumidores por não corresponder ao consumo conferido in loco.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image