28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 10:40 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 10h:40 - A | A

ARTIGO

Como meu filho vai acompanhar o conteúdo em uma escola internacional?

Redação

Para quem está pensando em matricular seu filho em uma escola internacional é normal ter dúvidas como: meu filho vai acompanhar o conteúdo? Vai conseguir entender as disciplinas em outro idioma? Isso não irá prejudicar o seu desenvolvimento? Estes são alguns questionamentos que os pais fazem ao cogitar alfabetizar a criança em dois idiomas (biletramento), mas que devem ser prontamente esclarecidos. 

Pois bem, temos a missão de explicar a todos que podem ficar tranquilos porque a escola é preparada para esta fase de adaptação. Lidar com dois idiomas com características próprias não é difícil, quando a escola está preparada. Além disso, isso é algo considerado comum em muitos lugares no mundo, onde as crianças já crescem naturalmente bilíngues.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Na International School of Cuiabá (ISC), este período de adaptação dura em média dois anos, momento no qual o aluno que não é fluente ou aquele que tem uma certa dificuldade com o inglês, receberá auxílio para desenvolver essa habilidade da maneira mais natural possível. Nosso corpo docente avaliará qual é a necessidade e dará todo o suporte e apoio para que o ensino flua. 

É preciso destacar que a ISC está preparada para estes desafios e esse processo, inclusive, já é algo natural para nós. Para começar, na instituição a média é de 15 e máximo 18 alunos por turma e são três profissionais por sala, além de um professor de robótica. O que permite uma dedicação personalizada para cada criança. Essa dedicação é o que permite que, no tempo médio de dois anos, nossos alunos estejam fluentes na língua inglesa. 

Ao contrário do que se possa pensar, os menores que têm acesso a dois idiomas durante a alfabetização tem, na verdade, um ganho. Isto porque o cérebro das crianças consegue assimilar estes dois idiomas de maneira natural e até automática. Um dos motivos é justamente por se tratar de um alfabeto único e não separar a alfabetização em português e depois em inglês. Ela ocorre de forma unificada. 

A aprendizagem de uma segunda língua não atrapalha a alfabetização. Muito pelo contrário, aprender outro idioma fortalece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a criatividade, memória, atenção e a consciência metalinguística. Como seguimos dois currículos, o nacional e o europeu, seguimos as aulas todas em inglês, mas contamos com uma pedagoga especializada na alfabetização do português. 

A ideia é que esse processo se torne algo natural e espontâneo. Ao contrário do que muitos pais pensam, a aprendizagem não começa apenas no primeiro ano, ela pode iniciar ainda na educação infantil. É importante destacar que uma escola internacional não se refere apenas a um ensino bilíngue, mas de uma inserção à cultura de outros países, através do intercâmbio de conhecimento e experiências.  

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image