05 de Outubro de 2024

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GERAL Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 13:31 - A | A

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 13h:31 - A | A

EDUCAÇÃO

Escolas devem suspender atividades físicas devido ao calor e baixa umidade

PNB ONLINE

As escolas estaduais de Mato Grosso devem tomar uma série de medidas para minimizar os efeitos do forte calor e baixa umidade registrados nos últimos dias no Estado. Para isso, uma recomendação foi encaminhada pela Secretaria de Estado de Educação às escolas com orientações sobre o assunto. Uma das medidas é a suspensão das aulas de educação física e atividades ao ar livre no período entre 10h e 17h, quando o calor é maior e a umidade relativa do ar é reduzida.

A recomendação da Seduc é que as escolas substituam essas aulas por outras atividades, como jogos de mesa, aulas de música, leitura e pesquisas. Além disso, a Seduc também orienta que as escolas ofereçam aos alunos alimentos mais leves na merenda escolar, dentro dos cardápios aprovados e já estabelecidos.

Os professores também devem estimular os alunos a se hidratarem, com a ingestão de líquidos, orientando para que os estudantes levem para a escola garrafa de água e umedeçam as narinas e o rosto. Os servidores da unidade escolar devem ter atenção redobrada para identificar crianças abatidas e em casos de desmaios, tonturas, cãibras e mal-estar, que sejam encaminhadas ao centro de saúde mais próximo. 

As escolas foram orientadas ainda a recomendarem que os alunos usem roupas mais leves, protetor solar e chapéus ou bonés. Que sejam molhadas as áreas não construídas, próximas de onde haja circulação de pessoas; que mantenham recipientes com água nos ambientes fechados, com o intuito de aumentar a umidade do ar no local. 

Com essas medidas, segundo a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Maria Luzardo, será possível reduzir os efeitos do forte calor e da baixa umidade do ar junto aos alunos, servidores e comunidade escolar. “Recomendamos que não haja suspensão da carga horária dos alunos, uma vez que, neste momento, a escola poderá ser uma grande aliada e contribuir para tratar sobre o assunto de forma pedagógica e proativa, diante do grande fenômeno, envolvendo pais e toda comunidade escolar”, ressalta a secretária.

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