26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022, 08:29 - A | A

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022, 08h:29 - A | A

ARTE PLÁSTICAS

Galeria Lava Pés recebe exposição nacional "Bancos indígenas do Brasil"

Redação

Chega a Cuiabá a exposição "Bancos indígenas do Brasil", que apresenta um pouco da diversidade cultural e beleza artística de 29 povos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu. A mostra será aberta nesta quinta-feira (03.11), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, localizada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A entrada é gratuita.

Composta por 86 bancos de artistas indígenas, a exposição tem curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim. Entre as etnias representadas estão a Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. Além dos bancos, a mostra inclui fotografias e vídeos de Rafael Costa.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A exposição "Bancos indígenas do Brasil" integra a Coleção BEI, que hoje é uma referência em arte indígena brasileira. É composta por 500 peças esculpidas em madeira, sendo a maioria em formato de animais, que revelam a beleza das formas, cores e grafismos da arte indígena. As obras aliam funcionalidade e beleza, ao mesmo tempo que são reconhecidos como objetos de arte e design. Todas são criadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum. 

“A Coleção BEI nasceu de um deslumbramento estético com a  beleza das formas, cores, grafismos e texturas dos bancos indígenas brasileiros. A funcionalidade aliada à elegância revela a história e a cultura dos povos que os fabricam. Esta coleção reúne obras que dizem muito sobre a identidade brasileira”, destacam os curadores Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim.

Esta é a primeira vez que a exposição ‘Bancos indígenas do Brasil’ é apresentada em Cuiabá. A mostra nacional já circulou por outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e fora do país.

Para saber mais sobre a Coleção BEI, os artistas e as obras, acesse o site colecaobei.com.br 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image