O pagamento dos salários atrasados dos servidores da Sociedade Beneficente Santa Casa de Cuiabá foi finalizado.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), pagou, no último dia 23, a última parcela no valor de R$ 1,1 milhão, referente ao acordo de indenização em razão da utilização da unidade hospitalar pelo Estado.
Ao todo, o Estado pagou R$ 10.852.378.75, que foram parcelados em seis vezes e transferidos para a conta bancária da Justiça do Trabalho, na Caixa Econômica Federal, conforme acordo firmado em audiência pública realizada no dia 10 junho, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas no Tribunal Regional de Trabalho da 23ª Região (TRT-MT).
Segundo o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, o Governo tem cumprido com as propostas de acordos financeiros, e no caso da Santa Casa, solucionou o atraso de salário dos servidores que estavam sem receber.
“O Governo do Estado tem honrado os compromissos que assume. Este é um motivo para comemorarmos, pois, essa gestão trabalha com seriedade, honrando todos os compromissos assumidos. Pagamos o salário de mais de 600 servidores que estavam há seis meses sem receber. Honramos de forma rigorosamente o cronograma”.
Além disso, o gestor destacou que essa gestão está “adimplente com os repasses financeiros aos 141 municípios no Estado de Mato Grosso, investindo para melhorar a qualidade da saúde oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde”.
Conforme o calendário de pagamento, o Executivo pagou a primeira parcela no início do mês de junho. Após 12 dias, efetuou o pagamento de mais uma parcela do acordo, quitando aproximadamente 50% dos salários atrasados. As demais parcelas restantes, foram pagas sempre no dia 24 de cada mês.
O Poder Executivo cumpriu integralmente o acordo de indenização à Sociedade Beneficente Santa Casa, pagando antecipadamente por 30 meses de uso dos bens móveis e imóveis, em razão da utilização da unidade hospitalar pelo Estado.
Histórico
Os salários foram atrasados pela antiga administração da unidade hospitalar, que funcionava de maneira filantrópica. O Governo de Mato Grosso requisitou a administração da Santa Casa no dia 02 de maio de 2019.
A atual gestão trabalhou intensamente e fundou o Hospital Estadual Santa Casa, reabrindo as portas da unidade e prestando atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a unidade é o maior hospital estadual de Mato Grosso, possui 242 leitos e presta atendimentos de média e alta complexidade.