15 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 14:41 - A | A

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 14h:41 - A | A

UFMT

Mostra de Artes Cênicas traz quatro espetáculos ao teatro da UFMT

Assessoria

A segunda edição da ‘Mostra Artes Cênicas Cena Livre de Teatro’ acontece nos próximos dias 19 e 20 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. Serão apresentados quatro espetáculos, e o ingresso será 1 litro de leite UHT – que será doado a instituições de caridade.


 
Esta é primeira vez que o coletivo apresenta quatro espetáculos na íntegra. Em 2018, a mostra não aconteceu, e em 2017, foram apresentadas algumas cenas. As peças desta edição trazem diferentes temáticas.

 


 
No sábado (19), às 19h, a primeira peça apresentada será "Confusão Real", uma fábula de classificação livre que conta as histórias e os desencontros em um reino inusitado. No mesmo dia, às 20h30, será apresentado "Ele é quem quer", que oferece um recorte de realidades cotidianas possíveis, fazendo uma alusão com o "ele" ao sistema mercadológico, ao poder democrático e a um menino mimado, que faz tudo porque o pai deixa.
 
Já no domingo (20), a programação começa com "Bar Olímpia", às 19h, em que drag-queens sonham e disputam juntas uma carreira brilhante. Na quarta peça, "Contidas Nunca Mais", às 20h30, as narrativas falam sobre histórias impactantes de mulheres que denunciam o machismo e que expõem os preconceitos que vivem.
 
Todas as peças têm duração de até 50 minutos. No intervalo entre uma e outra, o grupo contará com a participação especial da Banda Darma, com repertório folk e reggae.

 


 
"Ano passado a gente teve uma agenda cheia, inclusive sediamos o I Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, o que não possibilitou que a mostra, parte de nosso calendário anual, acontecesse em 2018, como pela primeira vez em 2017. Dessa vez, a experiência é um desafio e ao mesmo tempo encorajadora, os quatro núcleos têm se dedicado desde julho à criação, ensaios, e temos visto espetáculos potentes em cena." Afirmou Lucas Lemos, diretor no Cena Livre.
 
O grupo nasceu em 2016, por meio de experimentos teatrais. A Confraria H, como era chamada inicialmente pelos estudantes de história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tornou-se um projeto de extensão da instituição ainda em 2017. Na época, o projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques, e orientado por Leosan Sampaio.

 


 
O coletivo participou do Festival Internacional de Teatro de Curitiba em 2018, já se apresentou em diversos eventos pela UFMT, como os Festivais de Cenas Curtas I e II, sediou o I e II Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas (2018/2019), no Teatro Universitário, além de Factóide (2018), no Cine Teatro Cuiabá. Em 2019, estreou Cápsulas de Humor, projeto de comédia no Espaço Mosaico, com duas temporadas em abril e em julho.
 
Serviço
 
II Mostra de Artes Cênicas Cena Livre
- Data: 19 de outubro
Sessões: às 19h30 (Confusão Real) e às 20h30 (Ele é Quem Quer).
- Data: 20 de outubro
Sessões: às 19h30 (Bar Olímpia) e às 20h30 (Contidas Nunca Mais) 
Ingressos: 1L de leite 
Local: Teatro Universitário - UFMT Cuiabá

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image